quinta-feira, 17 de maio de 2012

Gráfico do Dia - cuidado com o que se deseja

Cortesia de Sebastien Galy, do Societe Generale. A linha vermelha é o estoque de investimento estrangeiro de portfólio acumulado no Brasil desde 1994 - algo como US$ 300 bilhões.


Fala Galy:


The golden smiles of ever rising return in Brazil have created a gigantic portfolio position there. Anyone trading AUD/JPY pre and through Lehman will have a good memory of what it means. While hedge funds and to a lesser amount asset allocators have already bailed out, retail has not. Our EM colleagues survey shows that only 10% of professional investors are now bullish EM. USD/BRL rose by over 30% since its lows in August 2011. This year, at the 1.70 handle, it was virtually impossible to find someone concerned enough to lock in these levels. We are now almost 20% higher, more so than we expected, but positioning data shows unfortunately very little change. Without BcB intervention or in the presence of a worsening of the European crisis, the risks are looking poor.

Não tenho ideia quanto desse dinheiro é sensível a movimentos de curto prazo de mercado, quanto veio pra ficar por trinta anos, etc... Só é bom ter em mente que grande parte da estabilidade dos últimos anos deveu-se a um câmbio relativamente pouco volátil e com tendência de apreciação, e isso não pode ser tomado como dado para o futuro, como muitos querem nos fazer acreditar. A história econômica do Brasil pode ser contada, em larga medida, pelas suas crises cambiais, e essa outra história que ainda não acabou.

4 comentários:

iconoclastas disse...

eu vi em um relatório do BCA esse dado de que até agora saiu muito pouca grana.

é interessante saber o volume por posição desagregada.

Drunkeynesian disse...

A CVM publicava esse dado e parou em algum momento, mas faz tempo que não olho.

Anônimo disse...

A incompetência desses gestores é subestimada. Em 2008 detinham na renda fixa e ações cerca de U$ 220 bilhões (de memória) e as reservas eram mais ou menos nesse volume.

Na queda resgataram apenas U$ 17 bilhões e no final do bear market o estoque havia se transformado em U$ 120 bilhões.

Lição: operam em manada, custam a puxar o gatilho da venda e quando decidem fazê-lo a apreciação do real e a depreciação das ações os inibem a fazer algo e terminam por resgatar quase nada. No final da estória imagino ao semelhante a 2008. Estoque reduzidos e reservas elevadas.

O fluxo do capital especulativo tem sido a salvação da lavoura: entram como elefante em lojas de louça e não cabem na porta de saía.

KB

Drunkeynesian disse...

Dá para ter outra leitura dessa história: que o dinheiro de portfólio no Brasil é de "strong hands", que não se abalam com episódios de crise. Isso seria bom para o país, mostra que as reservas são menos frágeis do que se imagina olhando para esses dados - o que não exclui a tal incompetência, o estoque é máximo quando o preço é o de menos margem de segurança, mas isso é um clássico em qualquer mercado.