terça-feira, 8 de maio de 2012

IBEX, o pulo do gato (morto?)

O IBEX, principal índice de ações da Espanha, testou semana passada seu nível mínimo nos últimos nove anos. Para os analistas gráficos, pode ter feito um fundo duplo, e agora está corrigindo parte da forte queda dos últimos meses (até agora, subiu 6,25% da mínima).

No campo dos fundamentos, a grande notícia foi a intervenção do governo no Bankia, a "supercaja" criada em Dezembro de 2010 na tentativa de transformar sete "cajas" regionais (Madri, Bancaja, Canarias, Ávila, Laietana, Segovia e Rioja) em um banco grande demais para falir. Por enquanto, a intervenção cobrou a cabeça de Rodrigo Rato, ex-diretor do FMI e presidente do banco por uma injeção de € 7 bilhões em dinheiro público (mais no Expansión). O temor do mercado é que o governo tenha que assumir parte relevante do capital e diluir os acionistas correntes - e, creio, a grande briga dos próximos dias vai ser o Santander e o BBVA tentando salvar-se do mesmo destino. Acompanhemos.


Em tempo: acho o caso dos grandes bancos espanhóis similar ao do Citi; minha aposta é que dificilmente escaparão de (pelo menos) uma grande diluição do capital. Porém, isso ainda pode demorar (talvez mais do que os shorts consigam permanecer solventes).

Nenhum comentário: