segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ursos de saias longas

Há na mitologia do mercado financeiro, acredite, uma teoria do tamanho das saias -- pela qual o tamanho das saias da moda são uma indicação da atmosfera do mercado. Pode parecer loucura, mas há um bom racional: para resumir muito, mercados otimistas (bull) incentivam inovação e ousadia; mercados pessimistas (bear) pedem conservadorismo. Com base em uma matéria do Wall Street Journal, que acredita que a tendência para a próxima primavera do hemisfério norte são roupas que lembram os anos 1920, o pessoal da Elliott Wave International fala sobre como o mercado da moda é ligado ao mercado financeiro -- estamos falando do mesmo mundo e dos mesmos tempos, afinal de contas. Não é um gatilho para sair vendendo ações, mas é sempre bom termos idéia de onde estamos pisando.


P.S. Delirando mais um pouco... engraçado ver que em 2000, ano de um dos auges da euforia dos últimos anos, a (boa) banda Cake gravou uma música chamada Short Skirt/Long Jacket. O trecho final da letra:

I want a girl with a smooth liquidation
I want a girl with good dividends
And at the city bank we will meet accidentally
We'll start to talk when she borrows my pen
She wants a car with a cupholder arm rest
She wants a car that will get her there
She's changing her name from Kitty to Karen
She's trading her MG for a white Chrysler La Baron
I want a girl with a short skirt and a lonnnnggggggggg jacket

Os tempos parecem ter mudado, não?

P.P.S. Morte ao site do Wall Street Journal... as páginas têm tanto código escondido que tornam a navegação uma tortura.

2 comentários:

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

afff... começou a apelar para justificar seu pessimismo hein? hahaha

Daqui a pouco você vai virar um sebastianista da queda. haha "Mas um dia o crash ainda vai vir.. vocês verão!!"

hahahahaha

Drunkeynesian disse...

Hahahaha... justo agora que eu estava para jogar a toalha? Bom, tem gente que virou guru com essa atitude que você descreveu.