quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais uma chance (ou: errar duas vezes é humano...)

"You tried your best, and you failed miserably. The lesson is: never try."
Homer Jay Simpson


John Meriwether é um especialista em tentar pegar moedinhas no caminho de um rolo compressor e terminar atropelado, como personagem de desenho animado. Já foi responsável por duas gestoras de investimentos que fizeram água -- a JWM e a Long-Term Capital Management, esta de forma épica, tendo como sócios dois Nobel de economia e obrigando o Fed de Nova York a organizar uma operação-resgate, temendo um contágio para o restante do sistema financeiro. Agora, como a nossa GWI, ele testa a memória curta do mercado, abrindo uma nova companhia (de nome JM Advisors Management).

A analogia do rolo compressor serve para estratégias que dependem de um ambiente de dinheiro abundante, onde é possível conseguir pequenos ganhos (as moedinhas) arbitrando pequenas imperfeições em diversos mercados com diferentes níveis de liquidez. O rolo compressor vem quando, por qualquer motivo, o medo aparece no mercado, o dinheiro migra em massa para ativos líquidos e as pequenas imperfeições tornam-se grandes distorções, distantes de qualquer "racionalidade" ou modelo estatístico.

A volta de Meriwether parece ser mais um sinal da volta da "normalidade" aos mercados, e da impressão de que as chances de um grande colapso, como o do ano passado, diminuíram a ponto de poderem novamente ser tratadas como eventos de baixíssima probabilidade (na ponta das caudas de uma distribuição normal, para os fãs de estatística). Porém, como nos filmes de guerra, aparente tranquilidade no mercado geralmente precede grandes turbulências -- a calmaria gera a ilusão de segurança para tomada de riscos grandes e pouco compreendidos, o que é um ingrediente essencial para o próximo colapso. Os ex-clientes de Meriwether devem saber bem disso.

Nenhum comentário: