quarta-feira, 25 de abril de 2012

O índice de preços da balada

Cortesia do Deutsche Bank, o índice mede o preço de um fim de semana de esbórnia em várias cidades do mundo (mais aqui). Kuala Lumpur, Mumbai e São Francisco proporcionam as pândegas mais baratas; São Paulo é 12% mais cara que Nova York para esse propósito (e Sydney ridículos 83%).


P.S. Um fim de semana onde bebe-se apenas dois pints de cerveja não merece ser chamado de esbórnia, mas  vale a intenção.

13 comentários:

Frank disse...

Brazil = Australia = bubble countries ?

Rio atualmente seria próximo a SP (algo q não era, há 6~8 anos)

Drunkeynesian disse...

Ou pelo menos com câmbio bem apreciado...

E, verdade, Rio hoje parece tão caro quanto São Paulo (se não mais).

Moska disse...

Realmente por aqui (Sydney) a coisa é bem cara mesmo, ainda mais com o AUD valendo mais do que o USD pela primeira vez em muito tempo (ou até a primeira vez desde o float, acho que em 1983).

Mas vale como lição aos Brasileiros que reclamam dos impostos: Aqui o IR marginal é 46.5% e ainda se paga 4 dolares por uma passagem de onibus na cidade, fora os pedágios para entrar no centro...

Think about it...

Drunkeynesian disse...

Mas imagino que os bens de consumo são mais baratos, não? Mais imposto direto, menos imposto indireto... Um Honda Fit não deve custar US$ 30 mil.

Moska disse...

Em algumas coisas sim: o Honda Jazz (o Fit daqui) sai por AUD20.000 no maximo, mas preço de carro no Brasil é fora de qualquer padrão mundial...

As outras coisas não são necessariamente mais baratas por aqui, principalmente moradia, combustivel (AUD1.50/litro), bens de consumo (supermercado) etc..
E nem falo de outros "insumos" da balada como alcool (AUD40 por uma garrafa de 51 na loja de bebidas ou AUD8 por uma longneck nos bares) e cigarro (AUD16 por um pack de 15 Marlboros)

Vinicius disse...

"Realmente por aqui (Sydney) a coisa é bem cara mesmo..."

Mas, por curiosidade, e fugindo um pouco do assunto noitada, como são os serviços públicos? Como funciona educação e saúde, tem que pagar por tudo, ou o fornecimento público é bom? E segurança, além de eventuais exageros nos choques?

Moska disse...

Vinicius,

Na verdade o unico serviço publico que eu utilizo é o transporte (e indiretamente a segurança), mas pelo que observo aqui posso dizer o seguinte:
- Eu acho o transporte muito bom e abrangente, mas isso é bastante mais facil numa cidade com apenas 5M de habitantes (se comparado à SP)
- A segurança me parece muito boa com policiais bem equipados, treinadors e em bom número (de novo vale a ressalva dos 5M de habitantes e de que os "perigos" por aqui são muito menores)
- Existem escolas públicas mas quem pode coloca em particular. No caso de universidade a maioria é privada mas o governo oferece muitos subsidios como emprestimos estudantis a taxas itneressantes.
- A saúde vai na mesma: existem hospitais publicos que não são muito bons e por isso quem pode usa particular (fora que a mesma reclamação quanto aos EUA procede: que os médicos são pouco pessoais).

Os outros serviços da cidade (lixo, limpeza, esgoto etc...) funcionam muito bem mas a minha suspeita geral é de que a falta de população ajuda e muito...

Mas eu acho que o imposto é bem alto considerando o todo...

Vinicius disse...

Obrigado, Moska.

A carga fiscal da Australia é realmente alta, mas não mais do que a nossa.

Perguntei sobre o que retorna ao pagador de imposto porque já ouvi que serviços públicos, rebates de impostos e welfare tornam a carga relativamente baixa entre os países da OCDE.

Drunkeynesian disse...

O fato é que a Austrália é cheia de imigrante brasileiro, e não tenho notícia de muitos australianos querendo vir pra cá :-)

Henrique disse...

Valeu, DK.
Uma das desvantagens da nova era de disseminação de informação foi que perdemos os "filtros" que nos eram impostos por editoras, jornais, etc. Agora podemos ler oq quisermos, mas não sabemos oq queremos ler!

Seu blog é um ótimo filtro. Agradeço imensamente o serviço de utilidade pública!

Abs

Drunkeynesian disse...

Opa, obrigado, Henrique... tenho a sorte de, igualmente, contar com alguns ótimos filtros.
Abraço!

Salgado disse...

Porque raios o gráfico nao está organizado por valor ? o cara da noticia nao conhece excel ?

Drunkeynesian disse...

HAHAHAHA, é o estagiário do Deutsche Bank, que preferiu ordenar pelo nome das cidades...