Como no Brasil já começa a aparecer a discussão de que juros mais baixos vão ajudar o país a crescer mais (aumentando a alavancagem, evidentemente), consideremos esse gráfico de crescimento nos EUA, feito pela GMO e que eu tinha postado aqui em 2010:
Crescimento é um bicho elusivo, mesmo.
sábado, 28 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
DK
Vários problemas com o gráfico. O mais relevante: O low debt era coincide em parte com o período de alta da inflação (1965 a 1980) e alta volatilidade do PIB.
O low debt era tem início com a Grande Moderação - baixa inflação e crescimento estável, ambiente adequado para um maior endividamento.
Ou seja, a informação dada pelo gráfico é exatamente a oposta a que o autor pretende. Dívida maior é o RESULTADO de um ambiente macroeconômico melhor!
Sim, é um dado cru que pode ter várias interpretações, mas não deixa de ser intrigante. Outra possível é que sem endividamento o crescimento teria sido ainda menor.
Se dívida é resultado de um ambiente macro melhor, de fato o Brasil deve estar começando uma mudança secular no padrão de alavancagem da economia. Eu ainda não estou certo do efeito disso sobre o crescimento.
Postar um comentário