segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gráficos do Dia - Gafisa x Peru (o animal)

O Brazilian Bubble postou, na semana passada, a lista das companhais brasileiras que mais perderam dinheiro em 2011. Chamou-me atenção o caso da Gafisa - alguns anos de lucros foram totalmente varridos por um prejuízo enorme no ano passado:


Lembra muito o gráfico que o Nassim Taleb gosta de usar para contar a história da expectativa de vida de um peru (mais aqui):


A Gafisa disse que "está totalmente comprometida em restabelecer a saúde da companhia". Quem acreditar, que compre a ação ("barata", menos da metade do que valia há um ano).

6 comentários:

JGould disse...

Vão se livrar daquele lixo chamado Tenda ou vão tentar capturar a tábua de salvação da "presidenta", minha casa, minha dívida?

Abs

Drunkeynesian disse...

A aposta era na classe C, não? Agora é esperar o governo resolver inflar de verdade uma bolha imobiliária e criar o subprime tupiniquim.

Frank disse...

"Agora é esperar o governo resolver inflar de verdade uma bolha imobiliária "

para q isso pudesse ocorrer, deveria haver espaço (ie bolso do consumidor) para aumento de preços.

não parece ser o caso (ou, se espaço houver, será marginal e com qtde negócios fechados decrescente).

Drunkeynesian disse...

Frank, acho que dá pra criar um bom case pra inflar uma bolha por aqui:

Juros caem muito, bancos estatais relaxam muito os critérios de crédito, mercado ganha um gás, quem já tem um imóvel começa a considerar comprar outro para "investimento" (já que os juros caíram), etc... Enfim, nada muito diferente do que ocorreu no resto do mundo. O único ingrediente que falta aqui é a alavancagem.

JGould disse...

"...O único ingrediente que falta aqui é a alavancagem"
Bom, alavancagem alavancagem, não! Somos muito "old-fashioned", mas há monte de gente esfregando as mãos e propagando os milagres dos CRIs e fundos imobiliários, devido a queda na Selic. Isto está me parecendo aquela estória de pequena gravidez!!!

Frank disse...

"Juros caem muito, bancos estatais relaxam muito os critérios de crédito, mercado ganha um gás, quem já tem um imóvel começa a considerar comprar outro para "investimento" (já que os juros caíram), etc... "

alguns desses elementos já ocorreram (juros caíram, prazos se alongaram), de modo q os preços no Rio e em SP cresceram + de 30% ao ano no triênio 2009-2011.

acredito q tivemos uma inflação de preços prematura, mesmo antes de um rol de medidas de estímulo (CRIs) se tornarem relevantes.

o efeito-preço adicional da abertura da caixa de pandora será marginal.

as referências de R$/m2 já estão nos píncaros das estratoferas.