segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gráfico do Dia - Minério de Ferro

O Grant's chamou a atenção para esse gráfico, que é um longo histórico do preço do minério de ferro em dólares atuais, deflacionado pelo índice de preços ao produtor dos EUA (PPI). O preço de hoje é o dobro da média anual desde 1947. Não sei se vai cair ou subir de onde está, mas adotar esse nível como premissa para qualquer decisão de investimento me parece, para dizer o mínimo, arriscado.

A China consome metade do minério de ferro comercializado no mundo, e uma das maneiras mais acessíveis de apostar num hard landing da economia de lá é vender ações das mineradoras brasileiras e australianas* - Vale, BHP, Rio Tinto e Fortescue. Vale (sem trocadilho) colocar no radar.
* A ideia não tem nada de original, claro. James Chanos vem perseguindo esse tema há algum tempo.

8 comentários:

Daniel V. disse...

Lembro de uns textos de algumas semanas atras argumentando e c/ infos boas que (independente de hard-landing, soft, et, qualquer cenário) é bem provável que a matriz de insumo-produto da China passe a ser muito menos intensiva em minério de ferro from now on. Faz sentido observando os setores que foram + impulsionados nos últimos 5-10 anos...vou procurar...

Daniel V. disse...

https://doc.research-and-analytics.csfb.com/docView?language=ENG&source=emfromsendlink&format=PDF&document_id=952327331&serialid=ef58woFqBuF9YmXPj4np6LUdwapb%2FvQOyNPm2l31gJI%3D

Drunkeynesian disse...

Obrigado, Daniel. Não tinha visto esse relatório, interessante.

Daniel V. disse...

Mais..
http://brazilianbubble.com/chart-brazil-commodity-exports-to-china-take-a-dive-in-1q12/

http://www.theatlantic.com/business/archive/2012/04/the-next-global-crash-why-you-should-fear-the-commodities-bubble/255901/

Quinta-feira se não me engano Vale divulga Q1. Deve ser interessante..

Anônimo disse...

Olá gente,

Suponho corretos o post e o comentário sobre a redução do minério na matriz de consumo chinesa.

Minha dúvida é se os ganhos de renda percebidos na África, América Latina e Ásia não permitiriam a manutenção dos atuais níveis de consumo do minério.

Abraços

Drunkeynesian disse...

Pelo que entendo o maior consumidor de minério é o setor de construção civil na China, e acho que isso depende pouco do que acontece no resto do mundo... é questão de quanto mais conseguem inflar a bolha imobiliária por lá (ou construir na frente da demanda, como na versão oficial).

Andre disse...

Interessante notar que a subida sem precedentes do minério de ferro coincide perfeitamente com o inicio do primeiro mandato do Lula.

Infeliz coincidência.

Abs

Drunkeynesian disse...

Fato - já tinha escrevido sobre isso aqui: http://drunkeynesian.blogspot.com.br/2010/05/o-que-aconteceu-em-2003.html