quarta-feira, 4 de abril de 2012

Frases do dia - como o Brasil cresceu

"Perhaps the simplest way to summarise Brazil’s recent growth-path is to say that it is one in which commodities has provided the foreign exchange; services have provided all the jobs; and finance has provided all the fun!"

Do professor chileno Gabriel Palma, de Cambridge, na conclusão de sua apresentação sobre o que o Brasil aprendeu desde a crise de 1998. O material completo está aqui, e, embora seja estritamente macroeconômico e deixe de contemplar algumas das grandes transformações que ocorreram na vida de muita gente (se duradouras ou não, o tempo ainda está para dizer), tem alguns dados e provocações muito bons - sobretudo para quem acha que inventamos um novo modelo de desenvolvimento ou algo do tipo. Pensemos nesse gráfico, por exemplo:

Agradeço ao professor Palma por gentilmente ter enviado o material.

16 comentários:

JGould disse...

São dois gráficos que deveriam deixar o maior dos otimistas um tanto qto preocupado; este que mede produtividade e o do investimento/PIB. Que os chinas não tenham um "hard landing" e além das "commodities ongoing" comecem a beber mais café, tomar pinga, comer jabuticaba e etc.

Abs

Drunkeynesian disse...

Não dá a ideia, daqui a pouco alguém começa a falar em Pró-Pinga, Pró-Jabuticaba, etc...

Dawran Numida disse...

Difícil, colegas.
Até algo aqui dar certo, da forma como querem fazer crer os pacotes e planos, os asiáticos e outros parceiros internacionais, já estarão produzindo pinga e jabuticabas e exportando para o Brasil.
Aliás, parece, que japoneses tinham registrado como patente sua, o cupuaçu.
A julgar pelas curvas de produtividade do trabalho, não seria nada impossível de ocorrer.

Jorge Browne disse...

Lambada para todo o lado. Interessante a preocupação dele com a dívida bruta, como sempre se usa a líquida fiquei sem entender...

Outra bela lambada no sistema finaceiro, emprestam pouco lucram muito. Estou achando que os spreads são a bola da vez...

Dois gráficos de arrepiar, investimento Brasil x India e produtividade do trabalho BR x Coreia. O primeiro ainda tem a explicação dos juros, mas e o segundo? Aiai...

Drunkeynesian disse...

A preocupação com dívida bruta se justifica porque o passivo cambial é muito maior do que as reservas e pelo crescimento do balanço do BNDES, principalmente.

Jorge Browne disse...

Valeu DK. Mas esse medo todo da carteira do BNDES não é meio exagerado?

Drunkeynesian disse...

Nunca parei pra olhar com calma a composição dos empréstimos, mas pelos nomes que sempre aparecem como beneficiários do banco, acho que tem um bom potencial de besteira, sim.

Anônimo disse...

A apresentacao do Gabriel Palma - como nao de surpreender ninguem - eh super desonesta. Por exemplo, nas paginas 2, 4 e 5 ele reporta fluxos em dolares desde os anos 80 como se o valor de um dolar em 1980 fosse o mesmo que um dolar hoje, e sem comparar com o tamanho das economias da America Latina em dolares. Um imbecil incapaz de saber a diferenca entre mel e merda pode olhar o grafico da pagina 5 e concluir que a America Latina eh mais pressionada por pagamentos aos fatores externos hoje do que nos anos oitenta. Eh logico, o professor Palma nao eh bobo. Ele sabe que tais imbecis existem e ele produziu os misleading charts em plena ciencia que tais imbecis estariam presentes em sua apresentacao. Afinal, FGV-SP...

Drunkeynesian disse...

Anon, pelo que entendi ele usou dólares de 2010 para todos esses gráficos (pelo menos é o que está anotado nos eixos). Mostrar esses dados como proporção do PIB o imbecil aqui (que estava na apresentação) também acharia melhor.

Luiz Felipe disse...

Não consigo mais acessar o material completo.

Drunkeynesian disse...

Estranho, aqui segue funcionando... Tente esse link:

https://docs.google.com/open?id=0B8yOsNFcxSV5VS0tbHFQM1FUa09yYjY2dXNTUEtJQQ

Anônimo disse...

Woah! I'm really loving the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between usability and visual appearance. I must say that you've done a great job with this.
Also, the blog loads super fast for me on Firefox.

Outstanding Blog!
my website > drum tobacco

Anônimo disse...

Does your site have a contact page? I'm having problems locating it but, I'd like
to shoot you an email. I've got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.
My blog ; amber leaf tobacco

Anônimo disse...

I have been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts in this sort of
area . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site.

Studying this information So i am happy to express that I have an incredibly excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed.

I most surely will make sure to don?t fail to remember this site and
give it a glance on a continuing basis.
Also visit my blog - erinmore mixture

Anônimo disse...

I think the admin of this web site is actually working hard in support
of his website, since here every stuff is quality based
material.
Here is my web-site : captain black sweets

Anônimo disse...

When I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and
now every time a comment is added I receive four emails with the same comment.

Perhaps there is a way you are able to remove me from that service?
Thank you!
Here is my page samson tobacco