sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Qualidade do crédito: quem se preocupa?

Um estudo muito interessante resumido no Vox alega que o crescimento do papel das agências de classificação de risco no mercado de títulos fez com que os bancos perdessem o incentivo para associar suas marcas a bons produtos e deixassem de se preocupar com a qualidade dos créditos que vendem. Nas palavras dos pesquisadores:

In one of our interviews with the emerging market debt community in New York, we were told “Investment banks would underwrite anything – for a fee.” Does it ring a bell? Between the investment banker who would underwrite anything for a fee and the rating agency who would rate a horse (presumably for a fee, too), what would you choose?

Por outro lado, muitos compradores desses títulos deixaram de fazer a "lição de casa", preferindo confiar numa nota atribuída por uma agência a fazer um estudo detalhado de crédito. Foi uma das receitas para a crise. É mais um aspecto do mercado financeiro que continua inalterado, como se tivesse sido uma experiência muito bem sucedida...

Nenhum comentário: