segunda-feira, 27 de julho de 2009

Acabou a recessão - versão Brasil

Manchete do UOL hoje:

Bovespa fecha em alta e recupera patamar anterior à crise

Melhor que a manchete, só a palavra do analista citado:

"Com os sinais de recuperação, ninguém está querendo correr o risco de perder o potencial de uma valorização ainda maior das ações", afirmou Hamilton Moreira, analista senior do BB.

A euforia está de volta, como se nesse período, de setembro do ano passado até aqui, nada muito relevante tivesse acontecido com os mercados mundiais. E a pirâmide (castelo de cartas, melhor dizer) vai caminhando para o topo: primeiro compram os investidores profissionais, depois alguns especuladores, a mídia se dá conta, a notícia chega nos menos informados e preparados. Já vimos como isso acaba, e aí entra o grande mito de ações como bom investimento no longo prazo que já citei aqui: o "bom" depende muito de em que nível se compra. Quem comprou há um mês deve estar feliz para o resto do ano; quem entra agora para "não correr o risco de perder o potencial de valorização" corre, na verdade, um risco bem maior e que está sendo ocultado por toda essa euforia. Ninguém sabe quando será o ponto de virada da bolsa, o que é certo é que a cada dia de alta ele está mais próximo. Risco é ter a possibilidade de perder o capital, não de deixar escapar uma oportunidade de aumentá-lo -- essas sempre existirão.

2 comentários:

Salgado disse...

Quais seriam as outras opções de aplicação com os demais países quebrados, o Real forte e os juros caindo ? I am on fire today...

Drunkeynesian disse...

Tá difícil achar, mesmo. Juro real no Brasil é sempre uma boa, alto e com o país solvente. É esperar o caos de novo pra comprar qualquer coisa mais barato.