sábado, 16 de março de 2013

Segunda-feira no Chipre...

Not any given monday
...os bancos estarão fechados pelo feriado que marca o início da Páscoa Ortodoxa. No dia seguinte, quando os bancos reabrirem, os depositantes terão perdido pelo menos 6,75% de seus recursos (9,9% para depósitos de mais de €100 mil). Esse foi o preço escolhido pelo governo para ajudar a pagar por um pacote de €10 bilhões de ajuda para os bancos.

O precedente para os outros países com setores bancários problemáticos na zona do euro é muito perigoso - resta saber se o mercado vai extrapolar essa possibilidade (acredito que sim), e, mais importante, como vão se comportar os correntistas dos outros países ao verem o que aconteceu com os cipriotas. Provavelmente teremos uma semana muito interessante pela frente.

Mais no Financial Times e no Paweł Morski.

P.S. Incrível como esse script, de decisões tomadas no final de semana com feriado bancário no dia seguinte, soa familiar para nós, brasileiros, e deve parecer uma invasão alienígena para os europeus acostumados com tantos anos de estabilidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não é por nada que o mercado de ações no Brasil anda em baixa: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,argentina-ordena-que-vale-mantenha-trabalhadores-de-projeto-suspenso,1009218,0.htm. Até quando a incompetência petista e o descaso com as empresas brasileiras será ignorada por tanta gente supostamente informada neste país?

Anônimo disse...

Esse modelo do Chipre só me parece mais claro as perdas que no passado ficavam escondidas nos planos, não dá para dizer que o resultado final é pior para quem sofre, só que fica mais simples de somar as perdas e isso tem um custo político grande.

E me parece que estrangeiros com investimentos no Chipre estão imunes, não?



Abraços,

Marcelo

Anônimo disse...

Já olhei nas notícias e soube que é geral mesmo, os oligarcas russos vão perder muito dinheiro para tristeza do Putin hoje no der spigel.

Abraços.