terça-feira, 5 de março de 2013

A maçã que caiu

O gráfico abaixo é do preço das ações da Apple - chegaram a quase $700 em setembro do ano passado e agora operam a $420 - queda de quase 40%. No topo, muita gente respeitada dizia que a companhia seria a primeira a atingir $1 trilhão em valor de mercado e que a $700 as ações ainda eram baratas. How the mighty have fallen.


A queda da Apple serve como exemplo de várias heurísticas conhecidas no mercado, como:

- As regras #1, 2, 3, 4, 5 6, 9 e 10 do lendário estrategista Bob Farrell - um espetacular exagero foi corrigido com uma queda não menos espetacular.

- Nenhuma empresa passou muito tempo com valor de mercado acima de $500 bilhões (mais aqui).

- A enorme dificuldade em lucrar tentando vender uma bolha ou movimento parabólico. A primeira perna parabólica da Apple no ano passado parecia ter terminado em abril, mas as ações ainda subiram mais 10% até o novo pico. Pior ainda, quem tentou vender quando a empresa passou a valer $500 bilhões viu as ações subirem mais 32% até o início da queda. Conseguiu lucrar quem teve pouca preocupação com o mercado ou montou uma estrutura com opções fora do dinheiro. Até agora não apareceu nenhum gestor de fundos que ficou multimilionário com o movimento.

Da minha parte, pelo terceiro ano consecutivo coloquei a queda da Apple entre as minhas previsões do início do ano. Como dizem, mesmo um relógio quebrado acerta o horário duas vezes ao dia, e esta foi minha vez de acertar. Agora, porém, passei a achar o movimento exagerado, e imagino que uma correção está por vir (o Mark Dow concorda comigo). Hora de recolher as fichas (melhor seria se eu tivesse seguido a tal previsão na vida real).

Outro fato que merece nota é como o índice Nasdaq conseguiu descolar, a partir de novembro do ano passado, da queda da Apple, mesmo com esta representando cerca de 12% do índice e tendo liderado toda a alta de 2012. Nesse período, as ações da Google subiram 24%. O setor de tecnologia continua quente.


2 comentários:

El Chavo disse...

iWatch DK, iWhetever...iUpAgain...

Viva la revolucion!

Anônimo disse...

Obrigado por posts como esse, sempre muito interessantes. Continue assim...