terça-feira, 18 de agosto de 2009

Medindo o tamanho das bolhas



O grande Osmar me mandou hoje um gráfico comparativo (clique para aumentar) do valor de mercado de diversos bancos. Esse gráfico era bem popular no auge da crise, e agora compara esse valor em três momentos distintos, mostrando como algums bolhas desinflaram de vez e como outras voltaram a tamanhos bastante próximos do que eram no meio de 2007.

É engraçado lembrar que, muitas vezes, entre amigos, tratávamos "o dia em que o Citibank quebrar" como algo próximo do apocalipse financeiro. Na prática, o Citibank quebrou -- e a bicicleta segue andando. Estávamos tão errados ou não acertamos o timing?

Para os curiosos, abaixo eu coloquei os gráficos equivalentes que fiz para o Bradesco e o Itaú (deu muito mais trabalho do que eu imaginava). Não estão na mesma proporção das do gráfico acima (1 cm de raio do "meu" círculo não é equivalente, em termos de valor de mercado, a 1cm dos outros círculos), mas serve para comparar quanto variou o valor dos bancos nacionais (o do Itaú aumentou com relação ao topo de 2007, já que conta agora com a aquisição -- ainda não consegui me convencer de que foi uma fusão -- do Unibanco).


Nenhum comentário: