sexta-feira, 8 de junho de 2012

Leituras da Semana - нехай почнеться гра!

- A Playboy americana mandou um repórter para o encontro da American Economic Association, em Denver. Ele voltou com algumas histórias interessantes e levantou uma boa discussão sobre o que separa ortodoxos e heterodoxos, além do tamanho das barbas.

- Falando em heterodoxia: Vladimir Safatle comenta uma nova coletânea de textos de Celso Furtado.

- O badalado discurso de George Soros no Festival de Economia de Trento, na Itália. Ezra Klein e Felix Salmon comentam. Só vi agora que Soros lançou, em fevereiro, um novo livro de ensaios sobre a crise nos EUA e Europa, já está encomendado. Trecho do discurso: "I am not well qualified to criticize the theory of rational expectations and the efficient market hypothesis because as a market participant I considered them so unrealistic that I never bothered to study them." Soros também no Project Syndicate, o conteúdo é praticamente o mesmo do discurso.

- Um ranking de bem-estar, como medido pela OECD.

- Achtung baby: porque a situação da Alemanha é mais perigosa do que se imagina.

- A história dos fluxos de capitais privados para o Brasil, em um gráfico.

- Boa matéria no Valor sobre fundos de trend following.

- Scott Sumner sobre regimes de câmbio fixo.

- Ariel Rubinstein indica cinco livros sobre teoria dos jogos.

- Mark Dow indica livros de finanças e economia comportamental, e fala sobre o modus operandi do FMI.

- Michael Lewis fala para os formandos de Princeton sobre o poder do acaso. The Epicurean Dealmaker comenta.

- O que Adam Smith sabia sobre desigualdade.

- Milton Friedman e uma receita para reviver a economia japonesa... em 1998. Daí vê-se que o monetarismo de mercado não é uma ideia lá muito original - nem pretende ser, creio (h/t Mark Dow).

- Uma ótima (ainda que meio tendenciosa) animação sobre a crise na Espanha, Españistán. É do ano passado, mas só vi há pouco.

- Uma história da família Safra.

- A economia de Seinfeld: dezenas de trechos do seriado exemplificando conceitos econômicos.

- Relatório bacana do banco italiano UniCredit sobre a Eurocopa, que começa hoje. Divertidíssimos os argumentos científicos e racionais do "client's corner". Tese a ser testada este ano: a Alemanha sempre ganha a edição seguinte a uma em que foi derrotada na final.

- A regra mais esdrúxula para definição de senha eletrônica da história.

- Pulp Fiction em ordem cronológica.

- Ver o Real Madrid perder de forma espetacular é sempre bom, não?

E este é o espírito da Irlanda para a Eurocopa, já ganhou minha torcida:


6 comentários:

Delfim Bisnetto disse...

Drunkeynesian, que você acha do Safatle?

Eu conheço relativamente bem, acho que em filosofia e ciências humanas em geral (principalmente psicanálise e crítica de arte) é o melhor que a FFLCH produziu até hoje, mas quando se mete a falar de economia me parece que dá umas escorregadas ou, pelo menos, não tem a mesma profundidade de outros temas...

Não é o caso desse texto sobre o Furtado, mas não é difícil encontrar exemplos, como quando disse que a Coreia do Sul não produz inovação ou que a inflação recente decorre de consumo conspícuo.

Drunkeynesian disse...

Concordo com a sua visão. Em economia, além de não ser a especialidade dele, ele tem um viés forte anti(neo)liberal que atrapalha as análises. Acho que ele sempre vai tender a analisar a economia a partir da política, o que algumas vezes funciona, outras, não. Tudo somado, ainda acho que vale muito a pena ser lido, é um cara ilustrado e que deixa claro de que lado está no debate político, temos poucos assim.

Delfim Bisnetto disse...

Opa, valeu! Concordo plenamente. Certamente o Safatle não pode ser acusado de desfaçatez ideológica. E com certeza vale ser lido.

Delfim Bisnetto disse...

Haha, e só pra embalar no "espírito irlandês":

Study Finds Germans Incapable of Enjoying Life
http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/study-finds-germans-incapable-of-enjoying-life-a-834973.html

Anônimo disse...

Economistas da Escola Austríaca são heterodoxos... Safatlinho ficaria abismado se soubesse que eles estão à direita de muita gente do mainstream.

Quando ele diz que "economista algum é mais capaz de escrever algo como (citação de Celso Furtado)". Será que ele diria o mesmo de "Ação Humana", de Mises?

Jorge Browne disse...

Anon, o fato de a escola austríaca ser de direita não significa que não é heterodoxa, o que de fato ela é. Este texto da
Economist postado pelo DK explica melhor.

Muito bom de ler o artigo da Playboy, jornalismo de primeira. Tão diferente dos daqui...