quinta-feira, 14 de junho de 2012

Indo pra prateleira...

Umas três ou quatro vezes por ano o carrinho da Amazon passa por aqui e faz a alegria deste ser antiquado que prefere papel às telas de tinta eletrônica ou cristal líquido. Desta vez, chegaram (fora os quadrinhos e romances pouco pertinentes):

- Central Banking in Theory and Practice, de Alan Blinder - vou começar a escrever em breve sobre bancos centrais para outro projeto, e para isso resolvi seguir a indicação de um chefe há uns cinco anos e me informar um pouco mais. Blinder foi um dos chefes dos conselheiros econômicos de Bill Clinton e braço direito de outro Alan, o Greenspan. Esse livrinho é produto das Robbins Lectures que Blinder proferiu na London School of Economics em 1996. Naquela época os EUA estavam quase zerando o déficit do orçamento, cresciam a 4% ao ano e, creio, a vida de banqueiro central era bem mais fácil. Vai ser interessante ver o que mudou nesses longos e esquisitos 16 anos.

- Financial Turmoil in Europe and the United States, de George Soros - coletânea de artigos curtos mais recente de Soros, que, ainda que às vezes repetitivo, segue como um dos observadores mais lúcidos e ilustrados da relação entre mercados financeiros e economia.

- Reinventing the Bazaar: a Natural History of Markets, de John McMillan - foi muito bem recomendado, agora não lembro por quem.

- The Mystery of Capital, de Hernando de Soto - um dos grandes livros sobre desenvolvimento que me falta ler. De Soto fez o famoso experimento tentando descobrir, nos anos 80, quanto tempo levaria para, pelos meios legais, abrir um novo negócio no Peru. Gastou 256 dias úteis para obter as 11 permissões necessárias, tendo que ceder e pagar propina para conseguir duas delas.

- The Element, de Ken Robinson - OK, parece meio auto-ajuda (e deve ser um pouco, mesmo), mas também foi bem recomendado.

- Hedge Fund Market Wizards, de Jack Schwager e The Alpha Masters, de Maneet Ahuja - ambos compilam entrevistas com gestores de hedge funds e devem ser de pouco ou nenhum interesse para quem não trabalha com isso. Eu acho útil, seja para aprender ou para observar as ilusões pelo acaso.

- What Money Can't Buy, de Michael J. Sandel - livro novo do filósofo político popstar de Harvard, antes ainda preciso ler o Justice. O Anatole Kaletsky disse que é naïve e superficial, veremos...

9 comentários:

Samer Shousha disse...

O do Blinder e' excelente

Anônimo disse...

DK, fiquei curioso com o "The Element". Pelos comentários na Amazom há um belo risco de ser uma auto-ajuda light bem intencionada sem conteúdo. Quando ler, nos fale o que achou.
Abs
Ronaldo

Drunkeynesian disse...

Tem vários outros legais nessa série de Robbins Lectures, depois vou atrás do Krugman e do Barro.

Quanto ao Robins, veremos... ao menos o livro é curtinho, não vai tomar tanto tempo.

Anônimo disse...

DK, eu insisti e dei uma boa lida no The Element na Amazom. O assunto é a eterna busca pelo fazer o que gosta => fazer bem feito => ter sucesso => ser feliz. E, ao que me parece, é o Santo Graal contra a insatisfação geral de cada um, que assola todo o mundo. Bem, se ele de fato trouxer a receita do bolo, eu quero saber também. Sempre.
Boa leitura.
Abs
Ronaldo

Drunkeynesian disse...

Work hard, be nice, em resumo :)

Fernando disse...

Parecem interessantes Hedge Fund Market Wizards e The Alpha Masters. Depois diga se valeu a pena ler.

Alfred disse...

Um livro que eu achei genial é esse aqui:
http://www.amazon.com/Grand-Pursuit-Story-Economic-Genius/dp/0684872986/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1339713900&sr=8-1

Recomendo muito

Drunkeynesian disse...

Esse eu li ano passado :)

http://drunkeynesian.blogspot.com.br/2011/12/uma-resenha-para-grand-pursuit-de.html

Anônimo disse...

pô, quandrinhos sempre são pertinentes!