terça-feira, 12 de junho de 2012

Frases do Dia - sobre ações & goma de mascar

"I was asked yesterday whether the shares will cost 100 tenge ($0.68). Frankly speaking, we wouldn’t like to sell the shares of the national companies at 100 tenge each. We are calling the citizens to treat the shares responsibly and seriously. If they cost 100 tenge, it will be the same as buying a chewing gum or a candy. This means that the attitude to purchasing stock will be initially wrong."

A contribuição de Kuandyk Bishimbayev, vice presidente do fundo soberano do Cazaquistão (Samruk-Kazyna), para a teoria de finanças. O fundo começa em outubro o programa chamado de "IPO do Povo", que vai privatizar parcialmente várias das dezenas de empresas estatais do país. A primeira companhia a ter ações vendidas será a transportadora de petróleo KazTransOil, e em breve o público poderá ser sócio da maior mineradora de urânio e companhia com o nome mais invocado do mundo, a Kazatomprom (serviria bem também como onomatopeia para um tombaço).

Mais aqui. h/t: Ashby Monk.

7 comentários:

Delfim Bisnetto disse...

68 cents? O chiclete está caro no Cazaquistão! :P

Alex Catarino disse...

Warren Buffet gosta de comprar chiclete. ;-)
A Wrigley é uma ótima empresa para o Buy&Hold segundo a "Buffetologia".

Anônimo disse...

Provocando (e não comentando)...

DK, como você já me sugeriu várias leituras interessantes, sugiro uma: relatório do FED São Francisco (resumindo conferência realizada) em que autores buscam classificar as recentes mudanças na economia americana como estruturais x conjunturais. Interessante o texto, interessante o tema. O que é estrutural e o que é conjuntural nessas várias mudanças que vem enfrentando a economia brasileira?

Abraços,

Rafael

Anônimo disse...

PS: O link do texto acima está no Brazilian Bubble.

Drunkeynesian disse...

Boa, Rafael... vou procurar. A provocação é muito boa. Eu tendo a achar que muito do "milagre" brasileiro dos últimos 10 anos é explicado por melhora nos termos de troca (= preço de commodities), mas precisaria pensar melhor na questão.

Abraço!

Anônimo disse...

DK
Duas dicas (que vc já deve conhecer):
Abs
Ronaldo

http://dukeofhazard.blogspot.com.br/2012/06/pib-potencial-queda.html


http://www.amazon.com/dp/1906924775/ref=as_li_tf_til?tag=markdesi-20&camp=14573&creative=327641&linkCode=as1&creativeASIN=1906924775&adid=1MQEJ7AJWJF288C67BYT&&ref-refURL=http%3A%2F%2Fmarketdesigner.blogspot.com.br%2F2012%2F06%2Feconomic-fables-by-ariel-rubinstein.html

Drunkeynesian disse...

Valeu, Ronaldo. Eu tinha visto o post do Angelo; ainda não ouvi falar muito do livro do Rubinstein, mas deve ser bom.