terça-feira, 11 de junho de 2013

O annus horribilis do Ibovespa

O Ibovespa já caiu mais de 20% em 2013; abaixo, entre as ações do índice, as que mais contribuíram para essa queda e os poucos papéis que tentaram ajudar:


18 comentários:

Anônimo disse...

E a petrobras não tá faltando neste gráfico?!

Drunkeynesian disse...

Gráfico tem só as 10 maiores contribuições negativas e positivas para o índice, petrobras não está entre elas...

Vlad e vosso stock disse...

É de se estranhar que players que queriam ver o Eike ladeira abaixo, que discordavam do mercado de sonhos, do fluxo de caixa futuro (que ainda não chegou) estão perdendo junto.

Virar a mão na hora erra dói...e convicção demais também...

Hjelp!

luciano disse...

Drunk, sou só eu que não vesso esse motivo todo pra achar que o desemprego vai cair mais e o FED vai cortar logo o QE? Os numeros de desemprego seguem altos e sempre lemos sobre grande numero de pessoas que deixou de procurar emprego devido à crise. Será que não voltariam ao mercado, anulando parte de uma eventual redução do desemprego? Um desemprego alto lá tende a ser mais longo, pelo menos creio ser algo a ser resolvido em mais um bom tempo, nao agora.

Anônimo disse...

Se alguém tinha dúvida de que o Nelson Barbosa foi o arquiteto de mais essa pataquada da economia brasileira, que parece estar cobrando a conta (salgada):

http://www.fazenda.gov.br/portugues/documentos/2011/Nelson_Barbosa_FPA_281111.pdf

O plano é bem claro, kudos ao Cristiano Romero do Valor.

A saída desse alucinado do governo deve ser uma sinalização de mudança.

Drunkeynesian disse...

Não parece tão alucinado, só tinha que ter combinado com as commodities pra não pararem de subir.

E o problema é sempre o que vem depois...

JGould disse...

"Não parece tão alucinado..." DK, quando ele argumentou isso, a inflação estava pra estourar a meta!

Anônimo disse...

vamos então para os highlights (mas com um desconto porque ele era do governo, é claro!)

"Desenvolvimento institucional: ambiente democrático com estabilidade politica e baixa incerteza jurisdicional"

Claro, perguntem para os investidores em empresas do setor elétrico, por exemplo!

"Fragilidade financeira: os governos Lula e Dilma também escolheram reduzir a vulnerabilidade da
economia brasileira a choques externos"

Não, camarada! Sobrou dólar no mundo todo e abriram a boca do jacaré nas transações correntes (nos financiaremos com 4% do PIB de deficit?)

"– Metas fiscais com aumento nas transferências de renda e no investimento público"

Investimento público?

Sem contar a visão romântica sobre política industrial, assunto um pouco espinhoso, certo?

Sempre tem alguém pra dizer "mas os coreanos fizeram e deu certo".

Sério?! Então tá...

Jorge Browne disse...

Claro, perguntem para os investidores em empresas do setor elétrico, por exemplo!

Se é uma critica quanto à forma e não ao conteúdo até vá lá. Se não, francamente, se reclama que temos uma das energias mais caras do mundo, se reduz o maldito preço (admitidamente na marra) e aí gritam "falta de respeito aos contratos!", "insegurança jurídica!". Convenhamos.

Sou avesso a explicações complexas. Mas me inclino cada vez mais a acreditar em quem propõe que por trás esta, em boa parte, a turma que ganhava seus dinheiros nos juros altos. Junta com quem precisa de uma narrativa coerente para os peculiares eventos atuais e os insatisfeitos com o governo federal e está feito o clima de Ragnarok ...

Anônimo disse...

"Se não, francamente, se reclama que temos uma das energias mais caras do mundo, se reduz o maldito preço (admitidamente na marra) e aí gritam "falta de respeito aos contratos!", "insegurança jurídica!". Convenhamos."

Se a redução das tarifas de energia e consequente inviabilidade de investimentos das empresas teve algum objetivo, eu não sei qual foi.

O objetivo foi reduzir o custo de vida da população? Olhe os números da inflação dos últimos meses.

Voltando ao ponto original: o nome disso é insegurança jurídica, que teve o efeito previsível de afugentar investidores.

Jorge Browne disse...

"Inviabilidade de investimentos" é o que dizem, acredita-se ou não. Que as empresas são ineficientes parece consenso, imagino que inclusive entre os investidores.

Insegurança jurídica é o termo que se usa muito quando acaba a barbada, o que fatalmente acontece algum dia.

De qualquer forma é esperar para ver...

Anônimo disse...

São as viúvas dos juros altos que criticam as ações do governo? Besteira! Os críticos berravam por um compromisso fiscal de longo prazo para os juros baixarem! O governo quer continuar gastando, fechando a economia, dando 50 bi de crédito para compra de móveis, mais 500 bi a juros baixos pelo bndes. Indexou o salario mínimo, dificultou para a petrobrás investir em bens de capital, travou a privatização na infraestrutura. Tudo isso por corrupção, estupidez ou dogmatismo? E ainda cai os juros mesmo com a inflação em 6,5% e massa salarial crescendo 5% real! Todos falavam que desonerações somente afetam patamar de preços e não a dinâmica da inflação, que desonerações fragilizam o fiscal no longo prazo e nenhuma argumentação descente pintava por parte do governo! Era culpa dos alimentos. Só faltou analista pedindo aumento de imposto de renda pf.
Escolha metade das cagadas e não todas! O pessimismo é político, são os rentistas, é o mercado querendo impor sua agenda? Em algum grau sim. Mas o tempo perdido e o esqueleto tá saindo do armário. Cadê o Malan numa hora dessas?
Dantas

Anônimo disse...

Mais simples dizer que houve erro e não diagnóstico da situação e pronto. Ninguém tem bola de cristal. Contudo, na economia internacioanl, existem os EUA e a China. Depois a União Européia e no em seu seio a ZE.
E disso todo mundo sabe, não é? Aquela história do espirro lá causa gripe aqui? Pois é, isso ainda não acabou.
Os demais não têm outro caminho a não sser promover ajustes e não querer ensinar o mundo como se faz para gerar crescimento, emprego, renda e não onerar as reservas internacionais.
Todo o resto deve ser culpa do Felipão, se perder a Copa.
Ou seja, firulas. Estamos há quase 11 anos fazendo firulas.
A conta, porém, será colocada no balcão.

Anônimo disse...

11 anos de firulas? Não acho. Foram uns 7 de firulas e o resto repletos de cagadas. Em 2012 vimos o ápice do império das cagadas.
Jorge, devo ser um rentista contrariado mesmo. E você deve estar no outro lado oposto do espectro dos rent-seekers. Acertei?
Dantas

Anônimo disse...

"De qualquer forma é esperar para ver..."

Ver empresa investir pesado tendo prejuízo atrás de prejuízo vai ser difícil...

Anônimo disse...

Dantas, todas tuas criticas muito válidas, o que me exaspera é essa maldita lógica do se ficar o bicho pega se correr...

Nada contra os rentistas, meu FGTS que o diga, mas como disse estou inclinado a concordar contigo tb sobre a tese da imposição de agenda.

Fácil acertar onde estou! Quem acompanha os comentários aqui sabe que sou um apparatchki declarado :-)

JB

Anônimo disse...

eike a 0,99

Anônimo disse...

Dantas mandou bem!