segunda-feira, 10 de junho de 2013

Gráfico do Dia - a fuga dos emergentes

Roubado do Paweł Morski, a surra que as moedas de países emergentes estão levando de um mês pra cá. Aqui, a culpa não é da Dilma ou do BC...


10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Drunk,

Enquanto o Brasil está na rabeira a Argentina está na primeira fila. O que está acontecendo? Foi adotada alguma medida para entrada de dólares na Argentina? Se houve, quando esta festa deve terminar?

Drunkeynesian disse...

Esse dado da Argentina vale tanto quanto uma nota de 3 reais, é a cotação do câmbio oficial... no paralelo é outra história.

Leonardo disse...

E o AUD vai desvalorizando...

Anônimo disse...

Não acha que eles (BC, Dilma) tem parte da culpa?
De partida o Real já estava artifialmente desvalorizado dado o que fizeram no ano passado (20% de largada)
ninguém lembra disso agora com o Taperig e aí o efeito é dobrado.

Drunkeynesian disse...

O mercado tinha devolvido parte grande da alta do ano passado, e o BC sancionou não intervindo (comprando). De qualquer jeito, esse nível de câmbio real ainda é muito valorizado pro padrão histórico, o ajuste total certamente vai ser maior.

Anônimo disse...

O que é feito quando se contabiliza o lucro da compra do dólar a R$1,60 e venda a R$2,10?

Vai para o tesouro?

Drunkeynesian disse...

Sim, vai para o tesouro, só tem que considerar que esses dólares ficaram anos aplicados a juros dos EUA contra custo de captação a juros do Brasil.

Sophi/Editora Juruá disse...

Boa tarde,
Meu nome é Sophi, trabalho no departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.
Agradeço a atenção.

rodrigo disse...

Por trás do que a Argentina faz há os mesmos motivos do Brasil da época do Gustavo Franco? Por que segurar o câmbio? Para conter a inflação?

Drunkeynesian disse...

Acho que manter na prática um regime de várias taxas de câmbio atende alguns interesses... A inflação lá já foi pro saco, mesmo.