terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O que vale quanto pesa no Ibovespa

Acho que podemos incluir o Ibovespa na longa lista de "jabuticabas": é um índice onde o peso dos papeis é definido por um pseudocientífico "índice de negociabilidade", que pode ser uma alternativa aos problemas dos índices ponderados por valor de mercado mas está longe de ser ideal (para pensar em um aspecto: papeis mais especulativos, com muito giro, tendem a ter peso maior do que blue chips que são detidas por muito tempo). Abaixo amostras das divergências entre os pesos no índice e o tamanho das empresas - o caso da Ambev é a maior aberração. Leve isso em conta antes de comprar um ETF ou um fundo que tenta perseguir de perto o índice.



6 comentários:

Anônimo disse...

As 10 principais empresas com maior participação no ibovespa são representantes de duas bolsas: a bolsa1 e a bolsa2.

A bolsa1 com os representantes: vale3 e 5, petro 3 e 4,itub3 e 4, bbdc3 e 4 ,bbas3,itsa3 e 4 e ggbr 3 e 4, vem tendo sua participação diminuida desde a crise de 2.008 ou o famoso topo histórico. Se tivesse um índice só para essas talvez estivéssemos nos 40-45.000 pontos e não nos 60-61.000 pontos.São papéis tradicionais que já viram muita água e muito plano econômico embaixo da ponte. Das comentadas por você no texto só se salvam a ambv e cruz. Acho que essas empresas vem desde a década de 70. Exceto a itub que juntou o unibanco e a ggbr que é o resultado de diversas siderúrgicas.

a bolsa2 com os papéis de consumo, varejo e construtoras teriam aí a ogxp, bvmf e pdgr. Apesar da bvmf estar no mais ou menos e a ogxp com muita volatilidade essa bolsa tem as queridinhas do mercado. Um índice com elas talvez estivesse acima do topo histórico.

Agora se a bolsa tiver o índice corrigido por algum índice inflacionário possivelmente estivéssemos hoje nos 100.000 pontos.

Ou seja para que esse índice. para jornal informar que a bolsa caiu ou subiu.

JGould disse...

DK, poderia ser pior, se é que é possível. Já pensou; MNDL3/4, AGEN11, MILK11 e etc. Durante algum tempo, muito negociadas por, sardinhas, "sharks" e "swindlers"!

Drunkeynesian disse...

Ah, sempre pode ser pior :)

Ano passado não andaram dizendo que Telebras (!!!) podia voltar pro índice?

Osmar Camilo disse...

Só não voltou, por que a própria bolsa barrou...
Aliás, e o Homem de Seis Milhões de Dólares?

Drunkeynesian disse...

hahaha, tô te devendo essa conta!

Anônimo disse...

O que mais chama a atenção é a participação dos bancos na bovespa. E depois falam que existe insegurança jurídica no Brasil.