segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os países mais saudáveis do mundo

A Bloomberg criou um ranking dos países mais saudáveis no mundo, com base em vários dados da ONU, Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde. O Brasil está em 70º, perto da posição do país nos rankings de PIB per capita. Aqui um slideshow com os 20 primeiros, a lista completa e explicação da metodologia estão no pdf abaixo:


19 comentários:

Anônimo disse...

Cuba melhor que os estados unidos?

vai ver é proibido ficar doente por lá

Anônimo disse...



Detesto comparação de países com indicadores relativos...

Esquecido o dia do economista nesse Blog?

Drunkeynesian disse...

Dia em que o Getúlio Vargas "criou" a profissão? Não, obrigado.

Anônimo disse...

hahaha boa dk

Alex Catarino disse...

Ri muito do Anônimo que pensa que a medicina de Cuba é ruim. Santa ignorância, Batman.
Cuba prova que não é precisa toda a hi-tech que os países Ocidentais usam para diagnosticar e tratar doenças que já existem há décadas ou mesmo séculos. Por outro lado, prova ainda que uma alimentação sem fast-food também ajuda.

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

Alex, "prova" o que? Mesmo no seu argumento, acima de Cuba tem muitos paises que usam "hi-tech".
E Cuba não usa exatamente tratamentos homeopáticos e ervas curandeiras em sua medicina. Usa sim alta tecnologia e medicina moderna.
Sobre consumo sem fast-food parece uma hipotese mais plausível ao menos, mas não para você inferir nada deste ranking aí.

Para mim, a correlação parece ser mais de proporção de investimento direcionado à saúde. Cuba direciona muito do seu orçamento à saúde, enquanto os EUA começaram a mexer sério nisso só com o Obama.

Anônimo disse...

Catarino, por favor, me salve da ignorância e lance luzes sobre o modelo cubano de medicina. Passar fome e não trabalhar melhora a saúde das pessoas?

Dawran Numida disse...

O sistema de saúde de Cuba seria assim tão fantástico?
Interessante saber, pois, mesmo fechado, poderia dar-se ao luxo de não adotar tecnologias?
Iria ficar apenas em curas preventivas de doenças como lombrigas, bicho de pé, bernes...e o que possa decorrer da fome?
Parece haver uma ideologização da saúde em Cuba. E uma certa pressão para que médicos cubanos possam atuar no Brasil. E o contrário?
Ademais o que um portento desses faz em medicina que o Brasil não faça, por exemplo?
Estranho.

Anônimo disse...

hahahahhaha!

eu fico facinado com comentários do tipo que o primeirio Anônimo colocou, e depois com a previsível reprcussão que toma para o resto da caixa de comentários.

Tipo, quem se importa em ler o trabalho e ver que ele tem uma metodologia "x" e que outras metodologias podem gerar outros resultados?
Ou, por exemplo, notar que Singapura lidera a lista, com Emirados Árabes, Costa Rica e Kuwait entre os trinta primeiros?
quem não deixa de perceber que enquanto a Eslováquiaestá está na posição 49 a República Tcheca está 17 lugares acima?

Mas nananinanão, isso tudo é bobagem, o que REALMENTE importa é ver em que posição Cuba e Estados Unidos estão, pq aí o estudo vai poder ser "levado a sério" ou não?

E esse é um "fato" que corta pros dois lados, certo, rapazes?

Anônimo disse...

*fascinado

Anônimo disse...

Já que não obtive resposta do Catarino, segue uma fonte para discutir a questão: http://www.desdecuba.com/generaciony/?s=salud&submit.x=0&submit.y=0&submit=Search. Claro que a turma "progressista" vai dizer que Yoani é uma agente da CIA infiltrada na ilha...

Alex Catarino disse...

Gente, falta-lhes contexto.

Se vocês tivesse acompanhado o debate da reforma da saúde de Obama, teriam visto que o GRANDE argumento dos Republicanos/Conservadores para dizer que o sistema de saúde vigente era o melhor do Mundo se baseava em terem a medicina mais avançada (mais hi-tech) do Mundo. Querem que eu envie um "estudo" do CATO Institute?
O meu comentário foi nesse sentido: a hi-tech não está diretamente correlacionado com resultados visto que chega a um ponto que o dinheiro não cura, ou seja, não é por fazer mais CAT scans per capita que os Americanos vivem mais. Concordo em parte com o Rodrigo que fala em investimento, porque o investimento deve ser feito no acesso. Ou seja, Cuba tem bons indicadores porque mais gente tem acesso à medicina que nos EUA já que ela é socializada em Cuba tal como na Europa. No Brasil, ela também é socializada, mas com baixo investimento...
Eu não disse que Cuba não usava medicina moderna. Só indiquei que eles fazem "medicina inteligente" para conter custos, ou seja, usam o que funciona. Com certeza não usam remédios homeopáticos (que nem é medicina antiga, é propaganda para enganar trouxa) nem ervas curandeiras, mas também não fazem mamogramas em mulheres fora de grupos de risco (como mulheres novas demais) tal como se faz nos EUA.

Espero ter elucidado aos presentes.
Especialmente ao Anônimo que me chamou de ignorante. Beijos para ele.

Anônimo disse...

Quem vai salvar a OGX? http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,prejuizo-de-ogx-soma-r-398647-milhoes-no-2-trimestre,123178,0.htm. Dou um pirulito para quem acertar a resposta.

Drunkeynesian disse...

É normal empresa pré-operacional dar prejuízo. Azar de quem precificou como se fosse blue chip.

Anônimo disse...

Comentário tardio sobre post do Merril Lynch:

Faz sentido o valor das ações hoje ser 92% acima do mínimo de março de 09?

Pode-se considerar a ideia de que essa valorização é decorrente de políticas monetárias dos bancos centrais?

Abraços

maisvalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maisvalia disse...

Cuba melhor que os EUA???
Eles não tem nem SABÃO!!!

Anônimo disse...

Entre os que precificaram como blue chip a OGX estariam a Previ, a Petros e a Funcef?

Dawran Numida disse...

Anônimo-17 de agosto de 2012 12:28.

Pode ser que de para raspar um pouco mais o tacho...Afinal, estão anunciando um pacotão de R$133,0 bi!!! E o mais fantástico sem dizer onde estaria toda essa grana.
Dai, a considerar a OGX como o negócio do século, um passo pequeno.

Alex Catarino, ainda dá para considerar que Cuba especializou-se em doenças da pobreza, tipo verminoses, bernes, desnutrição, tosse comprida, barriga d'água e outras causadas pelo simples hábito de não lavar as mãos...O difícil é saber porque Cuba colocou, há certo tempo, uma clínica na Av. Indianópolis, que cuidava de curar vitiligo à base de unguento de barbatanas de tubarão.
O fato de ter aberto caminho para que caçassem tubarões, cortassem as barbatanas e jogassem o bicho mutilado no mar, aos milhares, tinha muito pouca importância.
E o vitiligo? Bem, alguém viu alguém curado de vitiligo?