segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que ando lendo

E está difícil baixar essa pilha...

O Hedge Fund Market Wizards até que está andando. Com o The Most Important Thing estou brigando há muito tempo, acho que perdi a paciência com o tom professoral do Howard Marks. Expected Returns é mais obra de referência do que para ser lido na ordem, mas é muito muito bom.


P.S. Como disse nos comentários, a pilha acima é a que fica no escritório. A de casa é esta:


P.P.S. Ontem mesmo descobri (com seis anos de atraso) o Goodreads, e coloquei o aplicativo na coluna aí do lado. Agora os leitores podem praticar a saudável bisbilhotice literária em tempo real.

22 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o que é o American Sucker?

Drunkeynesian disse...

Um jornalista (crítico de cinema da New Yorker) que resolveu tentar ficar rico com a bolha do Nasdaq. A bolha estourou e ele quebrou. Muito interessante.

Delfim Bisnetto disse...

"A bolha estourou e ele quebrou. Muito interessante."

- Sádico!

Drunkeynesian disse...

Hahahaha, se ele tivesse ficado multimilionário provavelmente o livro não existiria...

Anônimo disse...

Por que quem trabalha no mercado nunca lê literatura?

Drunkeynesian disse...

Não posso falar pelo resto do mercado, mas eu leio. Essa pilha é a que fica no escritório, a de casa é bem mais eclética.

Anônimo disse...

concordo com o anonino que esta indignado com o pessoal do mercado que nao le outro tipo de literatura. Impressionante a quantidade de traders (bons ou ruins, nao importa)que nao tem a minima noçao de historia por exemplo. Sabem tudo de derivativos , gregas, algoritimos sofisticados mas esquecem que eh entendendo o ser humano atraves da filosofia, psicologia e da historia que se pode mesmo entender p onde vai o futuro.

Anônimo disse...

Porque a preferência por livros físicos?

Compra pela Amazon ou tem algum lugar em Sampa que vende?

Depois da minha última experiência péssima de comprar 8 livros pro GMAT na Amazon e receber 2 meses depois do pedido, desisti de comprar livros físicos que não.

Pelo menos devolveram minha taxa de entrega.

Drunkeynesian disse...

Anon 1, pelo o que observo no meu convívio não acho que o "pessoal de mercado" leia menos do que engenheiros, advogados, médicos, consultores, dentistas, etc...

Anon 2, já tentei usar o Kindle, não consigo achar melhor que os livros físicos. Não sei se é só questão de costume, mas pra mim o processo de cognição funciona melhor quando posso rabiscar, dobrar, lembrar mais ou menos em que parte do livro está determinada passagem...

Compro pela Amazon ou em viagens. Eu já tive problemas desse tipo com entregas da Amazon, o jeito de resolver foi pagar pelas opções mais caras de entrega, que chegam via DHL ou alguma transportadora do tipo e não passam pelos correios nacionais. O problema é que aí o frete quase dobra o preço do livro, mas prefiro a ficar esperando, sem saber se um dia vai chegar (e ainda assim, na maioria dos casos, é mais barato do que comprar a versão nacional).

Anônimo disse...

Acho que controlando pro nível de educação, estudo, cultura, ineligência, leem menos sim... Literatura é "perder tempo"

Anônimo disse...

concordo Drunkeneysian, outros profissionais como engenheiros, médicos e dentistas... em geral nao se importam em ler historia e filosofia. Porem lembre-se que muitos desses profissionais nao pretendem e nao precisam decifrar o futuro. Ja economistas, consultores e proffisionais do mercado poderiam se beneficiar muito mais desse tipo de leitura.

Anon 1

Drunkeynesian disse...

Gostei do "decifrar o futuro". Não sei se leitura ajuda nisso, mas pelo menos te deixa mais humilde ao saber quantas grandes mudanças na história não foram previstas.

Anônimo disse...

Acho que leitura pode deixar o sujeito humilde demais, consciente que suas decisões são tomadas baseadas em motivos frágeis, que o aleatório é tão mais relevante que sua melhor análise. Muitas vezes o trade pede o contrário, necessita quem pilote com a falsa sensação de controle e uma inocência de quem está descobrindo a roda, sem medo do amanhã.
Fernando

Drunkeynesian disse...

Tem toda razão, às vezes é assim, mesmo. Algumas coisas pedem a convicção dos ignorantes.

Anônimo disse...

Beleza: melhor não ler nada, então!!! Que beleza!

Drunkeynesian disse...

Olha o non sequitur...

Anônimo disse...

quanto ao que o fernando falou, Keynes resume bem, " It is reasonable, therefore, to be guided to a considerable degree by the facts about which we feel somewhat confident, even though they may be less decisively relevant to the issue than other facts about which our knowledge is vague and scanty ".

por exemplo, imagino que muitos traders nunca leram teoria geral na integra e provavelmente perderam o capitulo XII, uma aula de como mercado financeiro funciona. poode nao ser decisivo no sucesso de um trade, maa acho q quanto mais ferramentas na a disposicao melhor, fora o prazer da leitura e do conhecimento. Quantos aqui ja nao ganharam num trade por motivos errados e nao ficaram com aquele gosto de que "nao valeu"

Ano 1



Anônimo disse...

voce trabalha em uma tesouraria e le isso tudo no trabalho...?

Drunkeynesian disse...

Trabalho em fundo, não em tesouraria. Leio no almoço, ou quando chego cedo. Com o mercado aberto é mais difícil.

Anônimo disse...

O Justiça do Sandel é muito fraco. É um texto baseado nas aulas dele (disponíveis na internet). Para espíritos mais críticos deixa muito a desejar. Pelo menos o livro me levou a ler Kant. Esse sim é o cara. Dica de começo: Metafísica dos Costumes. Lá você vai entender o que é moral - algo tão escasso em tempos de mensalão e de capitalismo de compadres.

Drunkeynesian disse...

Estou quase terminando, às vezes acho superficial ou muito mastigado, mas não fraco, cumpre o papel, que é apresentar as teorias para leigos e leva as pessoas aos originais. Não acho pouca coisa...

Anônimo disse...

Fraco mesmo é o novo livro dele "O que o dinheiro não compra". Mas, de novo, tem o mérito levantar alguns pontos interessantes. O livro se propõe a ser um contraponto a algumas ideias econômicas.