segunda-feira, 5 de março de 2012

Leituras da semana (passada)

- A Apple chegou ao meio trilhão de dólares de valor de mercado, e vai se ver com a lei dos grandes números. Para o pessoal que pensa em vender, não deve animar saber que a Cisco Systems chegou a US$ 700 bilhões no auge da bolha, em 2000.

- Faça você mesmo: a produção de cerveja artesanal e como deveria funcionar o capitalismo.

- Mansueto Almeida fala sobre a entrevista de Paul Krugman a Playboy; o próprio fala sobre a crise na ciência econômica. Scott Adams, o economista que criou o Dilbert, numa variação sobre o tema.

- Maurice Obstfeld, um dos coautores do Krugman, explica porque ainda é importante prestar atenção para déficits em conta corrente.

- Scott Sumner faz uma nova introdução para o monetarismo de mercado.

- O Banco Central de Israel vai radicalizar a "diversificação de reservas" e investir em ações. Espero que a moda não chegue por aqui.

- Como a tributação de energia elétrica atrapalha a distribuição de renda no Brasil.

- Duas leituras obrigatórias para quem mexe com ações (ou tiver interesse no mercado financeiro em geral): as últimas cartas de Warren Buffett e Jeremy Grantham. O site da Berkshire Hathaway continua na vanguarda do design mundial.

- Nova Délhi e São Paulo tiveram os mercados imobiliários mais quentes do mundo no ano passado, segundo o Global Property Guide. Nos EUA, só Detroit ganhou em 2011.

- A piauí tirou do paywall a matéria do João Moreira Salles sobre a Islândia que eu tinha recomendado aqui, vale conferir.

- O grande Amartya Sen vai falar em São Paulo no dia 24 de Abril, marque na agenda.

- Uma entrevista pouco usual com Obama, falando longamente sobre esportes (e deixando escapar que já conta com a reeleição).

- Mais uma para a coleção de anedotas absurdas da Grécia.

- O tweet do ano, por enquanto.

4 comentários:

Rafael de Oliveira disse...

Também concordo que esse foi o tweet do ano!

Ticão disse...

Li a matéria do João Moreira Salles na Piauí.

Ao fim e ao cabo retrata a situação social atual como de apatia ou desesperança, ou ainda de desencanto.

Fiquei um pouco surpreso. Não esperava isso. Também não sei dizer o que eu esperava.

Me parece um pouco com uma certa "ressaca". Depois de alguns anos com a economia bombando, e mais alguns brigando com os picaretas responsáveis pela "bancarrota", aparentemente tudo ficou muito calmo. Calmo demais.

Se o que interessa é um diagnóstico está parecendo uma "crise de abstinência".

O risco é uma recaída.

Ou então tentar consertar algumas barbaridades como não poder mais pescar.

Todas as cotas de pesca estão com os bancos que receberam como pagamento as empresas detentoras dessas cotas. Deve ser a tal da mão invisível que vez em quando além de invisível é burra.

Drunkeynesian disse...

O aspecto que mais me agrada na história da Islândia é (já devo ter falado isso em algum lugar) o fato de todo mundo ser tratado como adulto. Não deve ter ninguém que acha que a situação do país é boa, mas creio que todo mundo sabe o que se passou e alimenta se quiser qualquer otimismo / pessimismo.

JGould disse...

Holy cow! Depois os gregos ficam bravos com alguns programas de humor alemão(?)!