quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O canto de cisne de Trichet, o último dos ortodoxos

Draghi, olha o tamanho da trolha que te espera...
Jean-Claude Trichet, servidor público francês puro sangue, formado no Science Po e na ENA, conduziu hoje a última reunião de política monetária do BCE como presidente da instituição (emblematicamente, a reunião de hoje foi no Bundesbank, em Berlim, ao invés da usual sede do BCE em Frankfurt). Como esperado (Trichet segue a linha de que a atividade de banqueiro central deve ser extremamente chata e previsível), os juros, aumentados em abril, foram mantidos em 1,5%. A inflação é uma ameaça, vai dizer, mesmo com o sistema bancário do continente pendurado no abismo e os incontáveis clamores para afrouxar a política monetária o quanto for possível, como tem feito o Fed. Como bem disse um amigo há pouco, não podemos negar que o cara tem, pelo menos, personalidade...

Trichet provavelmente é dos últimos entre os banqueiros centrais ortodoxos, que limitam sua missão a perseguir uma meta de inflação e, portanto, preservar o poder de compra da moeda que emitem. A partir de 1º de Novembro, o BCE será presidido pelo italiano Mario Draghi, cria de Modigliani e Solow no MIT, ex-executivo da Goldman Sachs e clone do Cesare Battisti (ver aqui). Aumentam muito, creio, as chances do BCE jogar o manual dos últimos anos no lixo e se entregar ao "pós-modernismo" tão em moda atualmente. Traçada a linha, não me surpreenderia se o euro se desvalorizasse significativamente nos próximos meses: era das últimas moedas a contar com um banco central agindo por sua fortaleza, mesmo que relativa. Agora, imagino que a prioridade seja salvar os bancos e seus credores. Salve-se quem puder.

P.S. Enquanto isso, do outro lado do Canal da Mancha... o Banco da Inglaterra manteve os juros (em 0,5%) e aumentou seu programa de compra de títulos longos (rendendo pouco mais de 2% ao ano), com a inflação rodando a 4,5% em 12 meses - "apenas" 2,5% acima da meta oficial. Keep calm and carry on.

Um comentário:

Ticão disse...

"..., ex-executivo da Goldman Sachs e ..."

Confesso se senti um arrepio na espinha quando li.

Uma pequena sugestão para o texto da foto.

"Draghi, acho que a trolha será um pouco maior do que você está pensando."