quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Leituras da semana

- Bill Gross, da PIMCO, citando Marx e pedindo protecionismo nos EUA. A maldição dos tempos interessantes está funcionando a todo vapor.

- Pior do que a iniciativa quixotesca-marqueteira da Starbucks (de recolher doações para estimular empregos) é o comentário do estagiário economista-chefe da Moody's: "Em teoria, é uma grande ideia e deve ter impacto."

- Mais uma quixotice: a carta aberta de um gestor de fundos para o presidente do BCE, publicada numa página inteira do Financial Times. Lembrando que o BCE subiu os juros em Abril, e se reúne novamente amanhã.

- Dose semanal de Michael Lewis (ninguém ainda pediu pra parar, hehe): sua viagem para o pobre estado rico da Califórnia e o que ele representa do atual American Way of Life. Um perfil na New York Magazine.

- Niall Ferguson e a era da volatilidade.

- Eu não ouvia de Paul McCulley desde sua aposentadoria da PIMCO; aqui ele reaparece numa longa e interessante entrevista.

- Como piorou a comutação no Rio nos últimos dois anos. Imagino que o caso de São Paulo seja parecido.

- Porque banir economistas das aulas de filosofia.

- 30 dinheiros esquisitos pelo mundo.

- Como músicos de jazz ganham a vida (não vendendo discos, evidentemente).

- Os ganhadores do Ig Nobel 2011. Meu destaque: a Teoria da Procrastinação Estruturada, que levou o prêmio de Literatura: "To be a high achiever, always work on something important, using it as a way to avoid doing something that's even more important."

9 comentários:

M. disse...

Talvez vocês já tenham visto mas coloco aqui o link de um rap entre Keynes e Haiek, que resume muito bem a teoria dos dois. O vídeo é muito bom e vale a pena ser assistido várias vezes.
http://www.youtube.com/watch?v=O5jeXrKvJXU

JGould disse...

Nice buck! Para a "unhappiness" dos ingleses, o melhor jogador da Bretanha era irlandês.

"Maradona good. Pelé better. George Best"

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

Concordo que é totalmente marqueteira a iniciativa da Starbucks. Mas pq quixotesca?
Arrecadar para doar para uma ONG é normal. A unica diferença é que no caso é que as ongs são focadas em desenvolvimento economico.

"O" Anonimo disse...

Está ou não está na hora do Bill Gross perder seu emprego?

Anônimo disse...

Putz ja que vc falou em video não pude deixar de lembrar desse (ouvi a musica essa semana e toda vez fico dando risada sozinho)

Bernanke - Every Breath you take -
http://www.youtube.com/watch?v=3u2qRXb4xCU

abrss.

Drunkeynesian disse...

M, o rap do Keynes vs Hayek já apareceu por aqui - as duas partes:

http://drunkeynesian.blogspot.com/2010/09/fear-boom-and-bust-hayek-vs-keynes.html

http://drunkeynesian.blogspot.com/2011/04/voltando-e-tambem-keynes-x-hayek.html

JGould, pois é. Só falta dizer que o Best era católico (era?).

Soneca, quixotesca porque provavelmente vai ter pouco ou nenhum efeito. Uma coisa é uma ONG trabalhar em um projeto específico, outra é o cara querer resolver o problema de desemprego nos EUA. Não sei como se faz isso, mas seguramente não é colocando um pote de doações nos cafés.

"O", ele deve estar perto da aposentadoria... o curioso é ver que ele tem tanta moral (com alguma razão, o cara sobreviveu por décadas num mercado não exatamente fácil - bom, pode ser que ele seja dos iludidos pelo acaso) que ele fala coisas desse tipo e (quase) ninguém estranha.

Anon, obrigado pelo link.

M. disse...

Drunkeynesian, já imaginava isso, por isso disse que talvez já tivessem visto, faltou pesquisa da minha parte...

Gil Moss Neto disse...

Fora do tópico, mas lembra quando eu perguntei sobre uma "argentinização" por aqui? Notícia de hoje: http://www.infomoney.com.br/contas-tarifas-e-inflacao/noticia/2227912-calculo+inflacao+oficial+brasil+sofrera+mudancas+partir+janeiro .
A mudança em si não é obrigatoriamente nefasta, porém é bom a gente abrir o olho, afinal o centro da meta já foi pro espaço. Abs e bom finde

Drunkeynesian disse...

Gil, essa mudança era prevista, reflete a nova pesquisa de orçamento familiar do IBGE - ocorre, se não me engano, de cinco em cinco anos.

Abraço!