terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gráfico do dia - preço do iPad

Alguém sabe quanto vai custar no Brasil? Alguém já me falou em R$ 2,400 (US$ 1,400 pelo câmbio de hoje -- o dobro do preço do mais caro da amostra da The Economist, Brasil-sil-sil), mas não achei nenhuma confirmação.


8 comentários:

Danilo Balu disse...

Entendo seu pto, mas às vezes acho mto injusta essa comparação colocando vários países europeus, EUA, Japão, Austrália...
Seria mais "justo" colocar uma média européia, países em desenvoilvimento, os principais da AL...
E o que todos esquecem é a questão da estratégia de precificação...

Drunkeynesian disse...

Não acho injusta, sabendo que o imposto de importação é 50% - essa é a aberração.

Não sei o que você chama de estratégia de precificação, mas acredito que disso faz parte imaginar que no Brasil um monte de bens que são acessíveis para a classe média no mundo inteiro são caros porque são precificados para classe alta... o que também é uma aberração.

Danilo Balu disse...

Sim, isso mesmo, a estratégia de precificação no Brasil faz com que mtas empresas prefiram que os produtos sejam acessíveis somente à classe alta e não á média, aí vai mto menos de economia e mto mais de opção de colocação no mercado.

Drunkeynesian disse...

Pode ser... mas ainda assim, teríamos que assumir que as elasticidades (dá-lhe economês) daqui são diferentes das do resto do mundo. A pesquisar...

Danilo Balu disse...

acredito em posicionamento de mercado do produto bem diferente do que o que ocorre lá fora... a empresa abre mao do volume com uma margem mto maior... isso acontece em varios setores.

Drunkeynesian disse...

Então, é isso... o cara acha que se ele diminuir a margem, o aumento de volume não compensa a diferença na receita. Alguém deve ter escrito sobre isso, vou pesquisar quando tiver um tempo.

Danilo Balu disse...

esse é o pto, não é só isso!!!

Tínhamos mtas discussões lá na adidas porque um dos maiores problemas da Nike e da adidas é que o Shox (aquele Nike com "molas") e o principal concorrente nosso na época, o Bounce, estavam caindo nas mãos de "motoboys"... mesmo que vc baixe a margem e venda um volume que compense de longe a margem de lucro, vc "queima" o produto e afasta a classe média alta e os ricos que param então de comprar os seus principais produtos. Então vc joga a margem lá no alto e tem apenas classe alta comprando iPod e tênis de R$600 indefinidamente. Na Europa isso NÃO ocorre!

É isso que quero dizer qdo falo em estratégia de precificação... e no Brasil isso ocorre com MTA coisa...

Drunkeynesian disse...

Agora entendi seu ponto. E eu achando que difícil é fazer gestão de fundo de investimento...

Não tinha pensado na questão da imagem, claro que faz sentido para alguns produtos. Outro bom tema pra pesquisar.