quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leituras da Semana

- Analisando as últimas medidas de controle de capitais no Brasil.

- Jack Schwager e a diferença entre volatilidade e risco.

- Entrevista de Michael Mauboussin para a Wired.

- Tim Harford defende a teoria dos mercados eficientes (pelo menos para a grande maioria dos mortais).

- Howard Marks sobre o resultado das eleições americanas.

- A GMO dá adeus a sua carteira de renda fixa.

- Entrevista de Reinhart e Rogoff para a Barron's.

- O último relatório do ótimo Dylan Grice para o Societe Generale.

- Jeffrey Frankel vai a Cuba.

- Ótima entrevista de Felipe González para o Valor.

- Professor, o que o governo pode fazer para promover o crescimento? Partes 1, 2 e 3.

- Robert Solow sobre Hayek e Friedman. Tyler Cowen rebate.

- Ronald Coase (quase 102 anos e bem, obrigado) pedindo pés no chão para os economistas.

- Um debate imaginário entre Michael Sandel e economistas.

- A lista de 100 pensadores globais deste ano da Foreign Policy.

- Cingapura, o país menos emotivo do mundo.

- Começa a temporada de listas de melhores livros do ano: Tyler Cowen (ficção e não-ficção), vários autores para o Guardian, os 100 do New York Times.

- O britânico que visitou, sem usar avião, todos os países do mundo.

- Nova série da ESPN sobre o futebol no Brasil, Chile, Uruguai e Argentina durante as respectivas ditaduras. Parece interessante.

- Ke$ha + Zizek.

- Adeus, Joelmir Beting.

10 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, se permite uma singela correção, a "Ótima entrevista de Felipe González para a Folha" na verdade foi para o Valor! Hehehe forte abraço.

iconoclastas disse...

"Solow should have started his piece with a sentence like “Milton Friedman was not right about everything, but most of his criticisms of my earlier views have been upheld by subsequent economic theory and practice….”


aiii...

Drunkeynesian disse...

Opa, bem observado... vou arrumar lá.

Anônimo disse...

não sei se concordam, mas acredito que qq avaliação dos controles de capital no Brasil deve incluir o ano de 2012... A impressão é que o mkt de câmbio está "respeitando" direitinho as bandas do BC e do MF..
Abçs
Daniel

Los otros que non eczisten disse...

Luck skywalker.....poderia dissertar sobre o impacto da alteração do spread bancário sobre o mercado de hedge funds brasileiro...seriam interessantes as estatísticas....e o impacto sobre as taxas de administração de fundos FIMs e afins...

Bacci

Drunkeynesian disse...

Acho que o spread bancário não afeta diretamente o mercado de hedge funds, ambos são afetados pelo grande movimento de queda de juros. Anotada a pauta, volto a ela em algum momento.

Drunkeynesian disse...

Daniel, de fato este ano parece que houve uma grande mudança na atuação do BC. Acho que a explicação passa pela última alteração no IOF para posições vendidas, que destruiu a liquidez e profundidade da BM&F e fez aumentar a eficiência das atuações do BC, que passou a ser isoladamente o maior player do mercado. Alguém com mais capacidade e menos preguiça ainda vai elaborar isso.

Dionísio disse...

Drunk,

Aguardo seu pitaco sobre o Valor de hoje. Tem um bom pedaço sobre a atuação do BNDES e seus custos (com, entre outros, o Mansueto Almeida, que anda com mais exposição nos cadernos de economia que a família real inglesa nos tablóides de lá)

Mas bom mesmo é o debate entre a Elena Landau e o Maurício Tolmasquin sobre a questão das elétricas. Se faltava certeza pra dizer que estas estão esperneando, as falas dela confirmam, na minha opinião. Argumentação transita entre o político o econômico pra não dizer nada (fica se atendo ao fato de que foi feito por MP, etc)

Abraço

Drunkeynesian disse...

Obrigado pela recomendação, ainda não li.
Mansueto virou popstar, merecidamente.

Anônimo disse...

O Mansueto até pode merecer, mas virou pop star porque fala justamente o que a ortodoxia quer ouvir. Pauta de redação: quer falar sobre a necessidade de ajuste fiscal? Pastore. Sobre o perigo da retomada da inflação? Schwartzman. Sobre como o governo gasta muito e mal? Mansueto.