quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Gráfico do Dia - dívida local

O gráfico abaixo (cortesia do J.P. Morgan) mostra a rentabilidade que um investidor teria, em dólares, em títulos da dívida local de cada país neste ano. No caso da dívida brasileira, apesar da queda nos juros que fez a alegria dos gestores locais, os estrangeiros não devem ter ficado tão satisfeitos, já que a depreciação do câmbio tomou boa parte desses ganhos.


16 comentários:

Anônimo disse...

Percebo alguma ansiedade dos estrangeiros que lotaram o Var com títulos públicos brasileiros. O P&L ainda está mais ou menos, se zerar não tem volta fácil, mas a assimetria é preocupante e crescente.
Maradona

Anônimo disse...

É isso aí! Vai buscar Free Lunch na P Q o P !!! Que morram infartados!

Anônimo disse...

Enquanto os brasileiros ficam majoritariamente no Cdi e nas LFTs ( talvez por isso se sentiram traídos quando o BC marretou os juros), esses FDPs ficam comprando papéis longos, cheios de maldade no coração, financiando o governo e reduzindo as taxas longas... malvadões mesmo.
Maradona

Anônimo disse...

O que é FX?

Drunkeynesian disse...

Foreign exchange, no caso do gráfico, a variação do câmbio.

JGould disse...

Pois é "El Pibe", digno de admiração e altruísmos, são os senhores que habitam a "Black Tower" horrorosa da Paulista! Os adoradores da "sacred cow" BNJBX! O Skagen, que ficou 10 anos na Eletrobrás, não passa de vampiro da riqueza nacional!

Anônimo disse...

Ficou 10 anos mamando na mesma teta que os funcionários da Eletrobras ficavam, ou seja, sua teta, que paga luz elétrica e na teta dos habitantes dessa torre, que é horrível mesmo

Drunkeynesian disse...

Isso, pessoal do Skagen deve mesmo estar tão satisfeito quanto os gatos gordos da Eletrobras. Arriscaram capital, foram rapelados e estão satisfeitos.

Anônimo disse...

Acho que o jogo só está no começo, vai ter acertos na frente isso é certo para mim, agora que tem que cortar tem, se no caso da Petrossauro é um absurdo colocar preços baixos, no caso de várias concessões acima.

Mas, em todos os casos se subir os preços apenas escamoteia a ineficiência das das concessionárias públicas em geral, sejam estatais ou privadas, só ver temos eletricidade, estradas, telefonia, internet, água caras em termos de média mundial e o serviço nem é essa maravilha se compararmos com outros países.

Concluindo acho que o governo cede um pouco em termos de tarifas para alto e não sobe a qualidade.

Abs,

Marcelo

Anônimo disse...

talvez seja falha de avaliação, não acha? Investir numa empresa ineficientíssima, com roubalheira e problemas de gestão, que tinha um contrato de concessão a vencer nos próximos anos que previa preços além do valor justo para os produto que ela gera. esse equilíbrio é estável?

Anônimo disse...

"Investir numa empresa ineficientíssima, com roubalheira e problemas de gestão".
Pois é, o Tesouro Nacional e o BNDES não aprendem mesmo.
Maradona

Anônimo disse...

Se a perda de valor que BNDES e Tesouro estão tendo como acionistas é dinheiro tá deixando (e deixará) de sair do bolso dos consumidores, não vejo problemas na decisão, sob este aspecto.

Anônimo disse...

"ineficientíssima, com roubalheira e problemas de gestão". Acha bom? Então tá.
Maradona

Michel disse...

Mto interessante esse grafico do JP Morgan. Porém eu levanto a bola para analisar outro tipo de variavel que nao apenas o retorno. É bem comum voce olhar para esse gráfico e achar que o investimento no brasil foi um dos piores do ano (em se tratantdo de titulos publicos emergentes), porém, se voce adicionar na análise a volatilidade do investimento, verá que o BRL teve ums das menores volatilidades realizadas no ano. Portanto, sob a ótica do retorno/volatilidade (Indice de Sharpe - muito utlizado por gestores internacionais) o Brasil com certeza ocupa posicoes melhores.

iconoclastas disse...


"Se a perda de valor que BNDES e Tesouro estão tendo como acionistas é dinheiro tá deixando (e deixará) de sair do bolso dos consumidores,"

curioso.

eu sempre achei que os donos do BNDES e do tesouro fossem os mesmos "consumidores" (os pagadores da conta, de fato).

;^?

Anônimo disse...

Este dinheiro passando por dentro da Eletrobras paga funcionário inútil e dividendo outros sócios. Prefiro que não passe