quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gráfico do dia - oferta de dinheiro na Itália

Não precisa acreditar muito em monetarismo de mercado para achar que o BCE está fazendo algo errado. Via Marginal Revolution.


6 comentários:

D V disse...

M1, M2 e M3 não estão sobre o controle do BC, certo ::

Drunkeynesian disse...

Do BC italiano, não.

Anônimo disse...

Por que não acabar de vez com o sistema de reservas fracionárias, como já chegaram a propor revolucionários(?) como Irving Fisher, Milton Friedman e Hayek? Por que não pôr logo um fim a esta *PU-TA-RI-A* (by Alborghetti) de alavancagem do elemento mais fundamental da economia moderna, a MOEDA?

Ora, é sempre assim: quando tudo parece ir de vento em popa, os nossos adoráveis bancos entopem o mercado de crédito fácil, usando o dinheiro que eles SABEM que não têm em caixa, exigindo como garantia uma renda futura que só vai existir se tudo continuar de vento em popa... às vezes, nem isso, vide Freddie Mae and Fannie Mac! Eis que alguém peida em NY ou Frankfurt e as expectativas futuras mudam completamente, todo mundo se torna mais conservador e se desalavanca ao mesmo tempo, o que equivale a uma contração monetária. O problema se agrava, os créditos podres aparecem, empresas vão à falência e, no limite, temos corrida bancária e toda essa velha história que já conhecemos. Aí a batata quente passa para os políticos (que só estão preocupados com a próxima eleição) e os Bancos Centrais, cujos quadros são formados por pessoas ligadas aos bancos e não têm o menor interesse em cortar o mal pela raiz.

Drunkeynesian disse...

O Jim Grant tem defendido isso, mas a ideia não é muito popular - talvez justamente por tirar dos políticos todo o poder de manipulação da moeda.

http://www.valuewalk.com/2011/09/jim-grant-gold-standard/#.TsU5mD3Nltk

O argumento contrário é que manipular a moeda nem sempre é ruim para a economia, e que as limitações impostas pelo padrão-ouro podem ser muito severas em tempos de crise. Nunca parei pra pensar direito nesse debate; quando fizer, escrevo aqui.

Daniel V. disse...

Vendo os comentarios do link do gráfico, surgiram dois pontos:
- o que seriam esses agregados monetários p/ a Italia ? (p.ex. m1 seria o saldo em espécie em poder do publico italiano + depósitos em bancos italianos ?)

- A mania pela divulgação de dados em variação percentual. Não sou tao chato como o cara do comentario pois acho que pra esses agregados monetários até se aplica, mas que realmente existe essa mania existe. P ex. qualquer matéria sobre divulgação de resultados das empresas no Brasil fala em "aumento do lucro de 900%" ou "queda no lucro de 80%", número que não traz nenhuma informação útil, e onde o net seria muito mais informativo.

Drunkeynesian disse...

Daniel, se eles usam o padrão da OECD (creio que sim) é:

M1 - papel moeda e depósitos a vista
M2 - M1 + depósitos a prazo (até 2 anos) e depósitos com liquidez imediata com até 3 meses de prazo.

Quanto a divulgar os dados em variação: não acho tão ruim (para base monetária dá uma ideia de quanto isso pode afetar o PIB nominal), ainda que olhar um índice com alguma base fixa elimine o problema que você mencionou.