O retorno, claro, não é grande coisa: uma licença de táxi gera, segundo a Bloomberg, um lucro de cerca de US$ 2.500 por mês, que corresponde a um retorno de cerca de 3% ao ano sobre o capital - ou 33 longos anos para o investimento se pagar. Para quem não tem US$ 1 milhão disponível, é possível financiar a compra - a 6% ao ano, o que significa todo o tempo do financiamento com um fluxo de caixa bastante negativo. Não anda nada fácil a vida dos poupadores americanos (enquanto isso, por aqui meu pai reclama que há tempos a poupança não dá mais 1% ao MÊS).
Outro dado curioso: Nova York tem uma frota de pouco mais de 13 mil táxis (deve ganhar mais 1.500 a partir de julho do próximo ano). Rio e São Paulo têm, cada uma, algo como 30 mil licenças, e fica para um próximo post lucubrar sobre porque achar um táxi livre no Rio é tão difícil quanto em Nova York (e porque quase nenhum taxista da Zona Sul se dispõe a ir até a Barra) e porque as tarifas em São Paulo são tão caras.
Baby, you're a rich man... |
9 comentários:
E por que os táxis de Brasília estão todos caindo aos pedaços?
Juntando as suas constatações mais essa minha dá um estudo interessante de mercado.
Seria interessante pegar as impressões de alguém que atualmente "viva" os 3 mercados.
Aqui em SP custa caro mas é razoavelmente fácil encontrar táxi. E os carros sempre estão em boas condições.
No Rio é barato mas difícil de encontrar e na minha memória, carros em condições precárias.
Já Brasília é caro, tem bastante, mas todos destruídos. Alguns anos atrás andei numa Fiat Elba com 18 anos de vida.
Me lembro vagamente que em SP tem uma lei limitando a "idade" do carro. Creio que 5 anos.
PS: Captcha do dia PRODES
Deve ser bem poucos taxistas de NY que sao donos das licenças. Mas em SP não estamos muito atras -- uma licença deve valer uns 500 mil reais, se não me engano foi esse valor que me disseram a ultima vez que eu perguntei.
no rio é questão de horário, e quando chove até pela central é complicado, mas no geral não é tão difícil.
com relação a barra é simples: a forma como o bairro é constituído não colabora para que se consiga passageiros para o retorno, além da distância e do trânsito que só piora.
Ticão, fui poucas vezes pra Brasília, não sei avaliar como é por lá. Aqui em SP é isso, mesmo, o serviço até que é bom, apesar do preço. No geral, os táxis são novos e os motoristas não são psicopatas.
"O", sim, acho que a maioria das licenças de NY são de cooperativas ou algo do tipo (para ir pro folclórico, não dá pra imaginar tantos bengalis ou ganeses com um ativo de $ 1 milhão nas mãos). Não sei quanto a vale a licença aqui em SP, mas R$ 500 mil parece muito - talvez seja o preço para os pontos em Congonhas e Cumbica, acho que a média é mais baixa. No Rio, há pouco tempo me disseram que custa R$ 120 mil - com um contrato de gaveta, já que, em teoria, a licença é intransferível.
iconoclastas, talvez minha amostra tenha mesmo um viés, sou conhecido por atrair chuva para o Rio quase toda vez que vou pra lá :-) E acho que se eu fosse taxista no Rio, também pensaria bastante antes de levar alguém pra Barra.
Isso mesmo, acho que o valor que eu mencionei se refere a um ponto de Congonhas.
Como não conheço nem Rio nem São Paulo, posso estar falando besteira, mas aí vai meu palpite para suas perguntas no último parágrafo:
1) Apesar de haver mais táxis no Rio, deve ser tão ou mais difícil encontrá-los vagos que em Nova Iorque por causa do trânsito, que os imobiliza mais na cidade maravilhosa do que lá.
2) Provavelmente a Barra não é um bom bairro para taxistas pegarem clientes na rua, quando estão em movimento (é um bairro estilo subúrbio, então não há a mesma concentração de pedestres que sejam potenciais usuários de táxi que normalmente se encontra em outros bairros/centro). Já os pontos fixos de táxi devem ter "dono" e os tele-táxi da área devem operar só quem costuma trabalhar no bairro. É provável que essa combinação de fatores torne difícil pros taxistas que vão pra Barra conseguir uma corrida por lá, encarecendo seus custos.
Porto Alegre vai bem, são 4 mil táxis com idade média de 3 anos. E bem mais barato que em São Paulo a acreditar neste site: http://www.tarifadetaxi.com. O que me pareceu na última vez que estive aí.
Táxi em Brasília caindo aos pedaços? É porque vocês nunca foram para Lima, Peru.
Patrick, não sei se o trânsito de Manhattan é muito melhor do que o do Rio, viu... quanto à Barra, acho que você está certo.
Jorge, acho que SP é dos táxis mais caros do mundo, pelo menos da amostra que eu conheço. Perde pra Suíça.
Anon, Lima é de fato sofrível. A frota de Buenos Aires também é bem detonada (sem contar o hábito dos motoristas de la de acharem que as faixas de trânsito são meramente decorativas).
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