segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Uma pequena reflexão pseudoliberal pós-eleições

Nós (paulistanos, ditos democratas, supostamente bem educados -- deve valer também para outros grupos) precisamos parar de achar que existe um Brasil dinâmico, criativo, potência de commodities e tudo mais e um Brasil "que não sabe votar". Temos que reconhecer que não somos maioria e que, nem de longe, somos os que mais dependem do que acontece na política para colocar comida na mesa. Criticar, sim, mas sem deixar de reconhecer que, distorções à parte (sobretudo no legislativo, onde sei que meu voto vale menos do que o de outras regiões) o resultado das eleições é o retrato do país inteiro, com tudo o que ele tem de bom e ruim, certo e errado.


Amanhã quarta-feira voltamos à programação normal de economia, finanças e nonsense.

10 comentários:

Danilo disse...

Acho que a questão não é que o voto do nordestino/nortista valha menos do que o do sulista; o ponto é que o Brasil está claramente dividido.

Já do ponto de lista do Legislativo, o princípio democrático 'um eleitor, um voto' não é respeitado...

Anônimo disse...

Eu concordaria com você caso verificassemos uma distribuição relativamente uniforme de votos entre regiões, classe social e escolaridade. Mas vc viu os infográficos do Estadão com a distribuição de votos. Cidades com alto nivel de IDH vitoria achapante do Serra. Baixo nivel de IDH o oposto. Em relação a classe social mesmo nos muncipios uma correlação clara. Centro de SP Serra, e quanto mais se afasta do mesmo Dilma. No RJ zona sul Serra e se afastando da mesma Dilma. Ou seja, claramente o Brasil esta dividido entre ricos x pobres ou escolarizados x não escolarizados.

É a luta de classes companheiro. O Lula conseguiu o que queria.

Drunkeynesian disse...

Eu vi os infográficos, sim, e é isso mesmo. O grande desafio é governar para os pobres sem fazer com que os donos do capital sintam-se inseguros para deixar de investir e gerar empregos (acabei de reler o capítulo 12 da Teoria Geral do Keynes, devo estar algo influenciado). O Lula, por sorte ou por mérito, conseguiu fazer isso, vamos ver como dona Dilma se sai.

Não vejo como negativo o fato do Brasil ter mostrado essa cara (classes distintas mostrando desejos distintos), acho que é um alerta importante de que temos um problema muito agudo de desigualdade. É preciso alguma grandeza para combatê-lo sem cair no populismo, mais ainda quando os ventos de fora devem começar a pelo menos soprar menos a favor. Novamente, começo dando o benefício da dúvida para o governo que entra, vamos ver como as coisas acontecem na prática.

Anônimo disse...

"Na prática, a teoria é outra..."

Danilo Balu disse...

genial! parabéns!

Drunkeynesian disse...

Sim, eu acho que vou me arrepender por ser tão naive. Mas, lógico, torço pra que isso não aconteça.

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

Concordo plenamente e acho que há sim uma arrogancia dos paulistanos (ao menos dos nossos circulos sociais) acharem que o voto deles é inteligente, consciente e com visao de longo prazo e o voto de um pobre que vota na Dilma é um voto de cabresto, ou de desespero ou de gente que nao foi bem educada o suficiente para saber votar.
E isso nao vem do Lula não, vem desde sempre. Era o argumento usado CONTRA o Lula. O Lula só percebeu que usando o mesmo argumento ao seu favor(nós vs eles), conseguiria os votos do outro lado, que são maioria.

E sobre o legislativo, a rigor, nao sou contra o modo que é atualmente, sou bastante a favor. Mas de qq jeito não é pelo legislativo que vejo tanta gente falando e "curtindo" frases de cunho separatista.

Danilo Balu disse...

acho essa discussão de voto paulista ser arrogante meio inútil... generalizar isso é o mesmo que generalizar que o voto no NE é voto "burro"... dizer que tem paulista que é arrogante é achar que não há voto no NE que seja burro... inútil...

Drunkeynesian disse...

Recomendo o texto do Contardo Calligaris na Folha de hoje:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0411201028.htm

Danilo disse...

Respeito e gosto do Calligaris, mas acho que ele colocou toda discussão política num mesmo balaio, não diferenciando 'versões' de 'verdades'.

Ainda sobre a tal divisão, o maior responsável é o Lula (com todo o partido): eles estão há 8 anos provocando essa diferenciação, essa separação nortistas x sulistas.