terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bernanke, a Geni do momento

Consideremos o vídeo abaixo, que um leitor postou como comentário hoje (esses bichinhos do xtranormal estão virando um clássico):



Daqui a pouco vão comparar Bernanke a Hitler, e a discussão estará perdida.

Brincadeiras à parte: o vídeo é uma amostra de como a popularidade de Bernanke está indo ralo abaixo, com a economia não reagindo a todo o estímulo monetário e os bancos voltando à festa como se fosse 2007. Não ajuda o fato de os mercados não estarem seguindo o script imaginado por Bernanke quando foi anunciado o QE2: os juros longos subiram consideravelmente, o dólar se valorizou e as ações têm falhado na tentativa de fazer novas máximas.

Se os mercados seguirem a direção dos últimos dias, vejo dois cenários interessantes que podem se desenrolar (a tentação de fazer previsões é enorme):

1) O Fed não vai fazer mais nada, os políticos e a população vão pedir a cabeça de Bernanke e ela será entregue. Resta saber o que vem depois: um clone de Bernanke ou a volta triunfal do Paul Volcker (medo).

2) O Fed não vai se entregar sem lutar, e devemos esperar (mais) medidas (mais) desesperadas para tentar levantar os mercados e baixar os juros longos na porrada.

A maldição dos interesting times parece mesmo estar sobre os nossos tempos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo que faça, as ações estão destinadas ao fracasso. Os BC´s ganham batalhas, mas nunca guerras...time will tell.

Drunkeynesian disse...

Concordo... e, no caminho, o estrago parece ser grande.