quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dado-bolha do dia - mercado imobiliário em São Paulo

Eu sei que é uma pesquisa informal, com uma amostra pequena e, provavelmente, viesada. Mas não deixou de me assustar os 87% de intenção de adquirir um imóvel neste ano (clique para aumentar), ainda mais num ambiente de juros subindo e crescimento mundial duvidoso. Em breve teremos nossa versão (em outra escala, evidentemente) do subprime.

4 comentários:

Anônimo disse...

Juros subindo afeta muito pouco o financiamento imobiliario, que - como vc bem sabe - é normalmente corrrigido pela TR (que varia muito pouco). Inclusive, sob essa otica o risco do alguel é maior, pois ele é corrigido pelo IGPM.
Com financiamento abundante, com prazos de 30 anos em muitos casos a parcela do financiamento avaba se equiparando a do Aluguel. Nesse caso, para que alugar?

Drunkeynesian disse...

Juros subindo pode fazer com que o BC reveja o redutor da TR, caso o rendimento da poupança comece a ficar muito atrás da inflação ou dos fundos DI / renda fixa.

Acho que alugar continua tendo um racional econômico muito bom. O aluguel como fração do preço do imóvel é barato, o juro do financiamento ainda é muito alto e não acho desprezível a vantagem de ter a poupança em algum ativo líquido, ao invés de imobilizado. Também compreendo perfeitamente o racional do "sonho da casa própria", por isso não critico quem está comprando -- só fico a impressão de que muita gente que está tomando financiamento agora uma hora não vai conseguir pagar.

Leonardo disse...

A hora que eles vão começar a dar calote é quando a China parar de crescer as tubas.

Acabei de mudar para um apartamento que comprei na planta 3 anos atrás. Apesar dele estar completamente vendido, nem um terço dos proprietários vai se mudar pra lá, a maioria comprou pra investir e agora está louco de alguém que compre ou alugue. Nos últimos meses, os corretores de imóveis me ligam quase diariamente me oferecendo "ótimos" negócios.

Palavras de um espanhol: Madrid está cheio de apartamentos vazios que muitos compraram no boom imobiliário e agora não conseguem nem alugar tampouco vender...


Just my 2 cents...
Sds

Drunkeynesian disse...

É a "greater fool theory": você compra na esperança que apareça alguém mais tolo para comprar mais caro de você...