ING - banco holandês, começou a patrocinar a equipe Renault em março de 2007. Anunciou o fim do patrocínio em fevereiro do ano passado:
A ação caiu 88% no período:
Royal Bank of Scotland - iniciou o patrocínio para a Williams na temporada de 2005, encerrou em fevereiro de 2009:
Ação caiu 95% nos quatro anos:
Credit Suisse - entrou na Fórmula 1 pela Sauber, em 2001, e renovou o contrato em 2005, quando a equipe foi adquirida pela BMW. Retirou-se em janeiro de 2009:
Ações perderam 60% desde 2001 (ou 44% desde 2005):
O último dos moicanos é o Santander, que abraçou a "Alonsomania" em 2007, patrocinando a McLaren. A ida do espanhol para a Ferrari, anunciada em setembro do ano passado, levou o banco a tornar-se o principal patrocinador da equipe italiana:
Seguindo o script, as ações caíram 37% desde 2007:
O Santander é o único banco que continua patrocinando uma equipe de Fórmula 1 -- e, curiosamente, um dos que menos sofreu com a crise de 2008-2009. Este ano, entretanto, as ações do banco têm o pior desempenho entre os grandes bancos dos EUA e da Europa, com queda de 27,7%. Olhando para a situação da Espanha, a conclusão é que essa queda ainda não está perto do fim.
É claro que não é o dinheiro gasto com a Fórmula 1 que leva os bancos à ruína. Acredito, entretanto, que esse é um sinal importante de excesso de autoconfiança, do pensamento de que as coisas não podem dar errado que geralmente precede as grandes quedas.
P.S. Diagramar na ferramenta do Blogger é quase pior que mexer com o Powerpoint. Quase.
10 comentários:
Parabéns.
Excelente idéia / excelente post.
Abs,
Cabelo
Post espetacular!! Parabéns! Tenho CERTEZA que se vc mandar isso pra um blog tipo o Freakonomics eles postam! Mas tem que traduzir antes hahahaha
o RBS ainda patrocina uma equipe de formula 1.
Qual equipe?
Excelente texto realmente. Basta saber se existe mesmo correlação entre o que você chamou de excesso de auto-confiança e derrocada dos bancos na crise do ano passado ou se foi uma mera coincidência.
Aliás, parabéns por atingir as 500 postagens no seu blog. Que venham mais 500!
Williams, o contrato acaba este ano.
anyway, isso não tira o mérito do post. mto bom!
não ganhando o Alonso tá tudo em casa...hehe
Sensacional!
Cachorro tem razão, RBS ainda está na Williams - o contrato termina no final deste ano, mas já anunciaram que não vão renovar:
http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/williams/4807378/RBS-abandons-Williams-as-Honda-find-hope.html
Postar um comentário