quarta-feira, 19 de setembro de 2007

UBS Pactual domina o "sell-side"

O ranking anual da revista Institutional Investor é a maior fonte de combustível para a fogueira das vaidades dos analistas de ações, macroeconomia e renda fixa das corretoras de valores que operam no Brasil. O ranking é construído com votos de investidores institucionais (ou seja, bancos, fundos, seguradoras, etc), o chamado "buy-side", para esses analistas das corretoras (o "sell-side"). A presença no ranking é muito cobrada em algumas instituições, e é uma grande fonte de prestígio, exposição e, mais importante, dinheiro no bolso do analista.

Explicações feitas, neste ano o UBS Pactual não deixou muito espaço para a concorrência. Se o UBS já tinha uma equipe prestigiada (foi o segundo do ranking geral em 2006), a fusão com o Pactual (o líder do ano passado) resultou em um time difícil de ser batido. O UBS Pactual arrematou oito dos doze primeiros lugares nos setores, liderando o ranking ponderado com larga vantagem sobre o Credit Suisse, segundo colocado.

Entretanto, o ranking deste ano apresenta várias distorções: por conta da dança das cadeiras que dominou o mercado entre o final do ano passado e o primeiro semestre deste ano, diversos nomes fortes não receberam votos. Além disso, muitos votos levaram em conta a situação do mercado antes da fusão da compra do Pactual pelo UBS, o que fez com que, em diversas categorias, dois analistas atualmente na mesma instituição aparecessem entre os três indicados. A disputa em 2008, com um mercado mais consolidado, novos players e analistas estabelecidos há algum tempo promete ser bem mais interessante.

Nenhum comentário: