terça-feira, 2 de abril de 2013

Uma olhada nos sistemas bancários do mundo

Fiz esse gráfico há um tempinho, com dados do Banco Mundial (clique para aumentar). No eixo vertical está o crédito doméstico criado pelo sistema bancário, como percentual do PIB. No horizontal, a razão entre o capital dos bancos e seus ativos. Dividi o gráfico em quadrantes, pela mediana das métricas. A amostra inclui os países do G20 e a zona do euro (estes com marcadores em vermelho).

No segundo quadrante (verde), estão os sistemas bancários relativamente pouco alavancados e relativamente bem capitalizados - onde estão a maioria dos emergentes e apenas dois países (pequenos) da zona do euro. No primeiro e no terceiro quadrantes (vermelho claro) estão países com uma das métricas acima da mediana - notem o caso dos EUA, com um sistema bancário entre os mais capitalizados, mas muito alavancado, e a Itália, bastante próxima do quadrante "desejável". No quarto quadrante (vermelho escuro) estão a maioria dos países que usam o euro, Suíça, Reino Unido, Dinamarca e Japão - bancos muito alavancados e com pouco capital. O Japão é a aberração de costume, e vejam onde está Chipre (OK, agora não adianta mais).


Esse gráfico, creio, bate com a minha opinião de que os problemas com bancos na Europa ainda não acabaram - creio que muitos ainda precisarão reduzir drasticamente os balanços ou buscar novo capital. Também, de certa forma, confirma a ideia de que a Itália é um investimento melhor do que parece - ou ao menos melhor do que Espanha e, possivelmente, França.

Opiniões ou algo que eu esteja perdendo ou superestimando?

7 comentários:

He will be Bach disse...

Não tem dados da China?

Aproveitando - ela faz parte do Banco Mundial?

Anônimo disse...

Acho que existe um risco de concessão de financiamentos de longo prazo, em especial imóveis, que são lastreados em funding de curto prazo (caderneta de poupança).

JGould disse...

Humm! Essa estória de que Luxemburgo não é Cyprus, não vai colar por muito + tempo. O Japão é algo que foge a minha já limitada compreensão!

Drunkeynesian disse...

Dados da China estavam muito defasados pra entrar na mesma amostra. Eles fazem parte do Banco Mundial, sim.

O Japão entra na frase do Kuznets - existem 4 tipos de países: desenvolvidos, subdesenvolvidos, Argentina e Japão.

Anônimo disse...

Alavancagem não tem nada a ver com crédito/PIB. Alavancagem é a relação recursos de terceiros/capital próprio. Portanto, a frase "notem o caso dos EUA, com um sistema bancário entre os mais capitalizados, mas muito alavancado" não faz o menor sentido pois como se pode estar capitalizado e alavancado ao mesmo tempo?
Países com relação crédito/PIB muito alta geralmente são paraísos fiscais, que atraem recursos de fora, que por sua vez geram novos empréstimos: Chipre, Luxemburgo, Suíça, Holanda.
O que interessa saber mesmo é o destino do crédito concedido pelo sistema. Serviu para quê? Construir fábricas, especular com ativos, comprar bens de consumo, comprar títulos gregos? É isso que vai determinar se os bancos estão micados ou não.

Drunkeynesian disse...

Bom ponto. Pensei em crédito / PIB como alavancagem dos consumidores e empresas, mas no que se refere aos bancos você tem razão.

Anônimo disse...

Eu tenho a impressão que as 2 variáveis, eixo X e Y, são naturalmente correlacionadas pois o crédito (risk weighted assets) é que define o nível de capital regulatório...

O ponto fora da curva dos EUA demonstram que eles não alocam capital corretamente, através do uso dos SIV e outros veículos off balance do shadow banking system.