terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma nova série de preços de imóveis no Brasil

O Banco Central passou a publicar uma série de preços de imóveis. Do site do BC:

O Banco Central publica a partir de hoje, no Sistema Gerenciador de Séries Temporais, a série nº 21.340, que contém o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R). Divulgado na última edição do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), o IVG-R foi analisado em termos de variação anual real, isto é, a variação entre um mês e o mesmo mês do ano anterior, deflacionada pelo IPCA. Para a série temporal, a divulgação será realizada em número índice (iniciando em março de 2001 com valor igual a 100 e acumulando as variações nominais a partir daquela data), portanto, sem ajuste a qualquer índice de preços, o que permitirá maior liberdade de análise. O IVG-R será atualizado mensalmente, até 90 dias após o fim do mês de referência. O último valor disponível na primeira atualização é janeiro de 2013. Maiores detalhes estão disponíveis nos metadados da série.

Essa é a cara da série:



Seria legal se o BC abrisse a composição dessas séries (provavelmente ainda vão fazer isso), mas é um ótimo começo para um mercado ainda muito carente de dados confiáveis.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bolha ou não, sempre vou acreditar que a evolução do crédito habitracional foi intensa demais, ainda que o ponto de partida fosse baixo.

Embora seja razoável pensar que os preços estivessem defasados, parece-me também razoável imaginar que uma forte expansão da demanda, em um mercado incapaz de aumentar rapidamente a produção, só pudesse gerar aumento de preços.

Abraços

Leonardo disse...

Ou seja, foi fácil ficar rico no Brasil pra quem investiu bastante em selic, bolsa, ou ainda em terrenos e imóveis de 2000 até 2010. Agora não mais, acabou a festa e o dinheiro fácil. Agora só com muito estudo, trabalho, ou um amigo no Governo...

Anônimo disse...

Com pouco estudo vc passa num concurso e se pendura no cabide

Arthur disse...

Faz ideia do motivo da sazonalidade em março?

Rafael H M Pereira disse...

Excelente notícia!

Drunkeynesian disse...

Não sei da sazonalidade, nem tinha reparado...

Anônimo disse...

DK, seria muito petulante da minha parte perguntar se você acredita que há bolha imobiliária, ou risco disso, no Brasil?

Drunkeynesian disse...

Claro que não. Escrevi muito sobre isso há um tempo e acho que não mudei de opinião, veja esse post e os links dentro dele:

http://drunkeynesian.blogspot.com.br/2011/08/atualizando-os-pitacos-sobre-bolha.html