quarta-feira, 3 de abril de 2013

Gráficos do Dia - dívida local na mão de estrangeiros

Gráficos de um ótimo relatório do Deutsche Bank:

- O Brasil aumentou muito a participação de estrangeiros no financiamento de sua dívida local...


- ... mas essa participação ainda é muito pequena comparada a dos outros grandes emergentes:


3 comentários:

Anônimo disse...

Em relação aos outros, parecemos bem. Em todo caso, pode-se indagar ...

Perspectivas de retorno do capital para os EUA + crescimento das despesas públicas e da dívida pública bruta + redução dos superavits cambiais.

Alguma possibilidade de que esse capital estrangeiro que hoje financia a dívida pública queira sair? Alguma possibilidade de que o governo tenha que utilizar taxas de juros como atração ao financiamento de sua dívida (se é que você entende que isso já tenha ocorrido)?

Em que momento as taxas de juros têm que ser elevadas para atrair o capital? Qual o preço efetivo disso?

Tenho essa curiosidade.

Abraços

Drunkeynesian disse...

As taxas já são elevadas pro padrão internacional, acho que a questão maior aqui é quanto o câmbio pode depreciar, o que destroi o ganho do aplicador estrangeiro.
No cenário ruim, o câmbio desvaloriza muito rápido e talvez cause saída dos títulos, o que alimenta alta de juros e mais desvalorização do câmbio. No bom, segue aparecendo financiamento. Na história recente de crises não teve o cenário bom, talvez dessa vez seja diferente.

Anônimo disse...

A notade rodapé do segundo gráfico é essencial, menos de 2% da dívida pública da China e India estão sob a mão dos gringos? Esse valor é sobre todos os títulos do Governo? Só me confirma que cada vez mais esse sucesso mexicano não é sustentável e está muito condicionado pelo capital estrangeiro, que se quiser sair, vai devastar o país.