sexta-feira, 5 de abril de 2013

Gráfico do Dia - a "bolha" do tomate

OK, o preço do tomate quase triplicou desde novembro, mas... quando começou a subir, o preço era só 15% mais alto do que era no início de 2009 (variação do IPCA no período = 25%). Confiemos na regressão à média e, por enquanto, comamos molho branco.

Obrigado à minha amiga mais sortuda pelos dados.

9 comentários:

Dionísio disse...

Lendo o Censo do Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre agricultura familiar fiquei chocado ao ver o peso que tem a agricultura familiar na produção agrícola. Obivamente, com um uso muito mais intensivo da terra. Bem, a produção do que vai "na mesa do brasileiro" está toda lá, hortaliças, feijão, arroz, etc. O agronegócio se concentra em commodities. Uma política que desse a produtividade do camponês do Sul ao do Nordeste desentupiria um gargalo muito maior (e interessante da ótica da distribuição de renda e regional) que boa parte das obras faraônicas de logística e infraestrutura.

Infelizmente ainda não vi alguém interessado o suficiente pra por na ponta do lápis.

Jorge Browne disse...

Dionisio, passei por esse choque alguns anos atrás. Impressionante como se fala pouco no assunto, não? Os pequenos não tem grandes anunciantes...

Crédito (muito) barato eles já tem, o que falta é assistência técnica e infraestrutura (institucional e física) para a produção e talvez incentivo ao cooperativismo (mas esse já é mais difícil dependendo da região já diria o North). Pelo menos é isso o que dizia um amigo que entende da área.

DK, o tema tomate entrou por causa do Delfim? :)

Drunkeynesian disse...

Dionisio, ponto muito interessante (do qual não entendo nada). Mais um pro caso geral de baixíssima produtividade no Brasil...

Jorge, não tinha visto o Delfim, mas esta semana todo mundo deu pra falar do preço do tomate. Se desse pra vender a descoberto...

Jorge Browne disse...

Hehe, não dá idéia...

Minha contribuição para o post: receita de molho branco para iniciantes.

Anônimo disse...

A questão de produtividade do agricultor familiar é bastante complexa. As linhas de crédito existem e são bastante subsidiadas seja o pronaf custeio ou o pronaf investimento. Há alguns anos poderíamos questionar a insuficiência e inadequação das linhas de crédito, mas atualmente não. A assistência técnica dos empreendimentos é vinculada com as empresas de assistência técnica estaduais, sucessoras da embrater e emater.

Quanto a transferência de produtividade dentro do Brasil é mais complexa ainda e envolve aspectos culturais, educacionais, tradição e origem dos agricultores, além das questões edafoclimáticas.

PJ disse...

Estou shortomate...

He will be Bach disse...

Hahahahaha! Ótimo o gráfico temático!

Anônimo disse...

"agora quero ver alguém jogar tomate nos políticos"

Jorge Browne disse...

Os italianos é que estão certos e chamam de pomo d'oro, daqui a pouco o fruto vai ser cotado em onça troy...