quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sexo e câmbio

Esse é o título da coluna do Delfim Netto na Folha de hoje (o título deve ter sido escolhido por algum editor com tendências sensacionalistas). Ele cita um trabalho apresentado no seminário anual de economia do leste asiático, organizado pelo NBER, cujo título é "Uma perspectiva darwiniana sobre a taxa de câmbio chinesa" (achei este paper, não é o mesmo título, mas deve tratar do mesmo assunto - update: o paper que o Delfim menciona é este aqui, obrigado, Bisnetto.). Na mesma linha da brilhante relação descoberta entre tamanho do pênis e desenvolvimento econômico, os pesquisadores afirmam que o aumento proporcional no número de homens na China tem como efeito uma desvalorização no câmbio real e consequente aumento do superávit em conta corrente. A cereja do bolo é o corolário extraído da teoria, assim citado pelo Delfim:

"Se o planejador central (talvez alguém com a visão do líder Mao?) puder reduzir a relação entre os sexos (agora matando os nascituros masculinos?), ele produzirá uma redução da conta corrente de acordo com a proposição 2" (que exige uma fantástica coleção de hipóteses para ser demonstrada)."

O último parágrafo da coluna também merece ser citado:

Como disse, nos anos 1910, Vilfredo Pareto, sociólogo e economista matemático sério, "concedam-me as hipóteses e eu lhes demonstrarei qualquer coisa". De que são capazes pequenos matemáticos supostos grandes economistas...

Assim ficamos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bizarro. O mais bizarro é achar que a razão de gênero afeta a poupança, mas não afeta a taxa de câmbio real. Daqui a pouco os chineses vão falar que o tamanho do pênis afeta negativamente a taxa de poupança........mas não afeta a taxa de câmbio real.

Anônimo disse...

eu tenho medo do Delfin. Quem o conhece não esquece, quem viveu sob sua batuta sente calafrios só de ouvir o seu nome...
oremos

Drunkeynesian disse...

Será que ainda vamos pensar isso do Mantega?

Delfim Bisnetto disse...

Olha o paper aí:

http://www.nber.org/confer/2011/ease11/Du_Wei.pdf

Delfim Bisnetto disse...

Em tempo: os caras são de Columbia!

Drunkeynesian disse...

Obrigado, filho do homem... vou atualizar lá. Se há algum consolo é que são da School of Business...