O dinheiro do tesouro americano "acabando", a mídia tentando vender o começo da era Mad Max, Obama na TV pedindo pelamordedeus para os congressistas chegarem em algum consenso e... a taxa dos títulos de 10 anos do tesouro americano caminha para fechar o mês no nível mais baixo do ano. Os bond vigilantes estão tranquilos nas férias de verão. Ou eles são malucos, ou a discussão é tão consistente quanto espuma de sabão e vale pouco mais que uma nota de três dólares. Escolha seu lado.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
"Ou eles são malucos, ou a discussão é tão consistente quanto espuma de sabão e vale pouco mais que uma nota de três dólares. Escolha seu lado"
o fato concreto é - como vc aponta - os bonds continuam sendo emitidos e encontrando mercado comprador....pagando uma merreca de juros.
expandindo um pouco suas alternativas:
1- eles (os compradores de bonds) estão totalmente por fora, vivem em polyana land, e vão tomar uma traulitada
2- eles acham q esse problema não vale uma nota usada de 6,66 dólares
3- eles sabem q a coisa ... digamos ... é séria, delicada, pode dar uma M grande, mas adotando comportamento "pró-cíclico" (fugindo dos títulos do tesouro US), aí é q a coisa caminha mesmo pro brejo
Acho que não tem bobo nesse mercado... Ao longo do tempo eles podem até perder dinheiro aplicando a 2,8%, mas meu ponto é que a discussão de default é totalmente descabida... assim como a visão de que muda alguma coisa caso as agências de risco digam que a dívida não é mais AAA.
Sem contar que o seu item (3) também é correto, quem está sentado em cima de uma montanha de dívida não tem o menor interesse em provocar um pânico no mercado. Quanto mais o tempo passa, mas eu dou razão para o Richard Koo, a japanização dos EUA parece estar ficando evidente.
"japanização dos EUA parece estar ficando evidente"
pode elaborar?
= cenário de crescimento baixo e muita dívida financiada a juros paradoxalmente muito baixos, com baixa velocidade de circulação do dinheiro e pouco apetite das empresas e famílias por alavancagem (novos fluxos são usados para pagar dívidas existentes). Ou, por outra argumentação e a mesma conclusão, a história do Keynes e do Hicks de excesso de desejo de poupança sobre desejo de investimento, que enquanto não forem equalizados, empurram os juros para baixo.
Mais aqui:
http://www.businessinsider.com/richard-koo-quantitative-easing-2011-4#-1
E no texto do Krugman falando dos 75 anos da "Teoria Geral...":
http://voxeu.org/index.php?q=node/6668
ah, claro.
eu não tinha "associado o nome à pessoa".
valeu, abraço.
Conheci seu blog por acaso. Muito bom. Gostaria de saber qual plataforma vc utiliza.
Abraço.
Conrado.
Não sei se é isso que você queria saber, mas os gráficos geralmente são da Bloomberg (do terminal profissional, não do website). É o subsídio do meu empregador para o blog, por assim dizer.
Postar um comentário