quarta-feira, 13 de julho de 2011

Leituras da QUARTA-feira

- George Soros convoca os "verdadeiros europeus" para mais um grande passo na integração do continente. Estou lendo o Pós-Guerra, do Tony Judt (um modesto volume de mais de 800 páginas, em letra miúda) e começando a entender porque, defesa dos interesses dos bancos à parte, muita gente se dispõe a lutar pela União Européia. Ah, acho que vale adicionar nos favoritos esse A-List do Financial Times, todo dia tem algum figurão comentando um assunto atual.

- René Magritte e a Grécia, na carta trimestral da Greenlight Capital, de David Einhorn.

- O Leonardo Monasterio puxa a comparação recorrente entre análise técnica e crenças esotéricas, deu uma boa discussão.

- O Financial Times segue decretando o fim do boom econômico do Brasil.

- A The Economist acredita na Itália, desde que, claro, o custo de financiamento da dívida não entre em órbita.

- Artigo do Mansueto Almeida na Folha do domingo, sobre o BNDES.

- O dinheiro da ilha de Yap, no Pacífico: discos de pedra de três metros de diâmetro, cuja elaboração empregava 10% da população de homens adultos. Curioso seria alguém estudar o impacto de uma política monetária expansionista em um ambiente desse tipo: dobrar a base monetária aumentaria brutalmente a demanda por mão de obra, com todas as consequências. Seria o sonho de Ben Bernanke & companhia.

Update: um comentarista anônimo e mais letrado do que este escriba lembrou que a mesma ilha foi usada por Milton Friedman, no primeiro capítulo do livro Money Mischief, de 1994, para ilustrar o aparente absurdo do sistema de moeda fiduciária.

- Os 11 próximos emergentes.

- Um mapa de estereótipos inúteis.

- Enquete impertinente: agora que o BNDES desistiu de participar da brincadeira Pão de Açúcar - Carrefour, qual vai ser o próximo mico em que o banco vai se meter? Financiar o trem-bala sozinho? Ajudar na transferência do Tevez do Manchester City para o Corinthians?

- Hoje é aniversário de 26 anos do Live Aid, ou, como ficou conhecido, Dia Mundial do Rock. Tem algo mais rock & roll que o Angus Young?

11 comentários:

Veiga disse...

Cara....hoje é QUARTA

Drunkeynesian disse...

OPS!

Anônimo disse...

Hahaha!

Mas, usando o argumento da Fusão de Carrefour e Pão de Açucar, o Tevez no Corinthians poderia ajudar o time a se consolidar como Mais Uma Grande Potência no Futebol Sulamenricano, para depois propor um M&A com o Real Madrid e criar o Maior Clube do Mundo.

Isso faz parte do mandato do BNDES, o Pimenta e o Lula defenderiam com certeza...

Drunkeynesian disse...

Fora que a alegria da 2ª maior torcida do Brasil pode ser um forte indutor de desenvolvimento social.

Danilo Balu disse...

tarde demais... o link não se atualiza... ahahha

O mapa de estereótipos é genial!!

Abrax

Drunkeynesian disse...

Sim, é a assinatura do atestado de burrice. Mas eu juro que acordei achando que hoje era quinta.

Anônimo disse...

A ilha de Yap não é aquela que esta no livro do Friedman sobre moeda? Tenho quase certeza que é a mesma, mas, como faz muito tempo que li fiquei na dúvida. A única anedota do livro do Friedman que lembro é da família mais rica da ilha. Eles não tinham a pedra fisicamente, pois a mesma ficou no fundo do mar, mas todos os habitantes da ilha sabiam da existência da mesma. Ah, era a maior pedra da ilha. Vou procurar o livro do Friedman e se encontrar posto aqui.

Anônimo disse...

Achei o livro do Friedman: "Money Mischief". Tá logo no capítulo 1, The Island of Stone Money: "From 1899 to 1919 the Caroline Islands, in Micronesia, were a German colony. The most westerly of the group is the isalnd of Uap, or Yap, which at the time had a population of between five thousand and six thousand". Viva o google books, nem precisei ir lá na minha pequena biblioteca procurar. É uma leitura bem tranquila.

Drunkeynesian disse...

Não li o livro do Friedman (vergonha!). Achando, coloca aqui, sim.

Drunkeynesian disse...

Coloquei no post a referência ao Friedman, muito obrigado pela lembrança.

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

mudando de assunto, dica pra leitura de Quinta, mais sobre a tech bubble:
http://mashable.com/2011/07/13/bubble-infographic/