quarta-feira, 15 de junho de 2011

Risco Brasil x Risco EUA

Apareceu a notícia hoje de manhã, para delírio dos pseudopatriotas e do seu Guido Mantega: pela primeira vez na história o risco Brasil é menor que o risco EUA! Isso medido pelo preço do CDS para um ano, cujo prêmio é de 42 pontos-base para o Brasil e 49 para os yankees falidos. É a hora da virada! Ninguém segura o Brasil! Claro que seu Mantega, que provavelmente teria dificuldades em explicar como funciona uma operação de CDS, já foi à imprensa para dizer que "isso mostra solidez da economia brasileira" e que "estamos no caminho certo". Algumas observações realistas (ou ranzinzas):

- O mercado quase não negocia CDS nesse prazo, muito menos para os EUA. A ação relevante está em prazos mais longos (cinco anos) e para créditos mais duvidosos.

- A diferença entre os prêmios é praticamente irrelevante - 0.07%. Ah, o CDS de um ano para o México opera a 34 pontos-base, e não se tem notícia de alguém bradando que o risco da dívida mexicana em dólares é menor do que a dos EUA. O mesmo vale para Indonésia (39 p.b.), Chile (36 p.b.), África do Sul (34 p.b.) e Rússia (44 p.b.), para pegar alguns exemplos do mundinho emergente.

- Todos esses preços representam probabilidades muito baixas - de um evento de crédito (calote, grosso modo) no horizonte de um ano. No caso dos EUA, isso implicaria no tesouro americano deixando de pagar uma dívida em moeda local. Acho que o tal camelo passa pelo buraco da agulha antes.

- No mercado relevante, o de títulos da dívida, os EUA se financiam para um ano em dólares a 0.16%. O Brasil, para os mesmos prazo e moeda, paga algo como 0.9%. Em moeda local... bom, melhor nem começar a andar por aí...

- O velho e bom EMBI, calculado pelo JP Morgan e que costumava ser a medida mais citada para "risco Brasil", vale 176 pontos-base.

Em resumo: vai sair na capa dos jornais de amanhã, mas, como diria o Officer Barbrady, vamos nos mexer, nada para ver aqui.

Update: Bingo! Na capa da Folha de hoje:


Update 2: Seguindo a linha de um dos comentários, o CDS de 1 ano do Cazaquistão é negociado a 54 p.b. - bem perto do status de menos arriscado que os EUA. Great success!

7 comentários:

Anônimo disse...

Os caras do FT estão lendo seu blog:

http://blogs.ft.com/beyond-brics/2011/06/15/brazil-less-risky-than-the-us/

hahaha! GREEEEAT SUCESSSSSSSSSS!

Drunkeynesian disse...

Hahahahaha, ou eles também têm uma vaga ideia de como funciona o mercado, e não precisam vender jornal pra brasileiro.

Julio Cesar Araujo disse...

Parabéns pelo blog, vou seguir a partir de hoje...laurini comentou esse teu post e vim de "lá pra cá"
sucesso

Drunkeynesian disse...

Obrigado, Julio (pela visita) e Laurini (pela indicação). Voltem sempre!

Yashá Gallazzi disse...

Tava a fim de escrever sobre o assunto, mas cadê paciência?! Aí você me faz este post ESPETACULAR, e pronto: basta citá-lo a todos os que quiserem debater a sério a questão.

Btw, recomendei ele no Twitter, e acabou sendo linkado até lá no Coturno Noturno!

Um abraço e parabéns de novo!

Drunkeynesian disse...

Obrigado Yashá...

Sei não disse...

Já que não tem taxa de inscrição, pode me considerar mais um leitor.
Gostei do blog. Parabéns e sucesso!!!