quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Minhas previsões para 2011

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu sou crítico de previsões (concordo com o Yogi Berra: "It's tough to make predictions, especially about the future."), mais ainda das que envolvem números, mais ainda se esses números tiverem alguma casa depois da vírgula. Para o meu trabalho, porém, fazer previsões é um exercício quase necessário, sempre sabendo que os fatos devem mudar as opiniões e que meus clientes não me pagam para eu estar certo. Aí vão algumas coisas que acho que vão acontecer durante 2011, que podem ou não ter algum valor para quem opera no mercado financeiro:

- Os juros longos no Brasil vão continuar caindo, possivelmente para os níveis mais baixos da história.

- A inflação no Brasil será mais baixa do que o mercado prevê.

- Mais algum banco médio brasileiro vai ter problemas com a carteira de crédito.

- As ações de bancos na Europa vão seguir caindo. Possivelmente alguns bancos grandes serão nacionalizados ou receberão ajuda dos governos.

- A União Européia vai garantir a dívida de todos os seus membros. Dessa forma, o esfacelamento do euro que eu achava que ia ocorrer vai ser adiado, até que algum país não aguente mais conviver com uma moeda valorizada.

- O Brasil vai começar a ter problemas com financiamento externo. O real vai se desvalorizar. As reservas internacionais vão parar de crescer.

- A bolha do ouro e da prata vai estourar; o preço de ambos cairá pelo menos 20%.

- Vender volatilidade nos picos vai novamente ser uma estratégia ganhadora. O mercado caminha para cada vez mais preços controlados.

- A carteira de crédito do BNDES vai começar a ter problemas. Talvez demore mais do que um ano, mas a JBS não vai se aguentar.

- Não terminarão o ano acima dos preços máximos deste ano as ações de: Apple, Netflix, bancos brasileiros, índice do México, índice da Alemanha. E, sinto informar, o Facebook não vale US$ 40 bilhões.

- Preços de imóveis em São Paulo e Rio de Janeiro vão seguir altos (e, possivelmente, subindo).

- Eike Batista vai seguir vendendo promessas. Guido Mantega vai continuar falando asneiras. Ben Bernanke vai seguir imprimindo. Eu vou seguir reclamando.

- Vai ficar cada vez mais claro o quanto Lula foi sortudo. E a culpa vai ser colocada em dona Dilma. É do jogo...

- Vou errar pelo menos metade das previsões acima. Espero não perder leitores por isso. Saravá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Off Topic:

http://blogs.wsj.com/economics/2010/12/08/the-daily-show-takes-on-bernanke-and-printing-money/

"The Big Bank Theory", Comedy Central