quarta-feira, 22 de maio de 2013

Concurso de feiura - OGX x Bankia

Senhores e senhoras, com vocês dois dos piores investimentos em ações dos últimos três anos: em laranja, a petrolífera OGX, que dispensa apresentações. Em preto, o Bankia, conglomerado de sete cajas regionais espanholas que tentou pisotear a "primeira lei das fusões bancárias" conforme postulada no último livro do Gustavo Franco: "duas prostitutas não fazem uma donzela." Façam suas apostas em quem vai primeiro à bancarrota (a minha: acho que a OGX tem salvação; o Bankia, não).



8 comentários:

Anônimo disse...

E a OSG e as outras X da vida? Você não acredita em bancarrota pq o governo vai acabar salvando?

Anônimo disse...

Essa semana eu vi que tem uma tal de Petro, Hrt, Ouro Negro. Quem empresas são essas? rsrs...

Dawran Numida disse...

Pode ser que acharam o x da questão. Então...acabou a matemática.
Piada velha, dos tempos do Ginásio e Colégio.

Dawran Numida disse...

Numa destas, será que dá para esquecer da alardeada super modernização do Porto de Santos, incluindo até mesmo a entrada, congestionada, daquela cidade e que receberia grande representação da estatal do petróleo, dentre outras melhorias?
Não sei não. Mas, não deve ter sido petróleo que podem ter encontrado na camada pré-sal...

Drunkeynesian disse...

OGX acho que tem comprador no mercado. Tenho menos convicção das demais, mas no fim das contas o governo salva (o que não necessariamente é bom para o acionista, talvez seja para o bondholder).

Alex disse...

Para mim o pressuposto implícito na formação do Bankia é que muita merda junta vira ouro (via TBTF).

Haja alquimia...

Anônimo disse...

Drunk,
OGX é sim bem melhor, o quanto não sei. Mas, vou aproveitar o exemplo de Santos que foi usado, bem foi construída uma estrada e aumentou-se o pedágio de forma absurda para carga (pensando que caminhão não usa a nova estrada...), o prefeito da cidade e o governador da época mudaram o plano viário da entrada da cidade por não ser necessário, resultado temos um belo monopólio, o governador e o prefeito não estão mais no cargo (um faleceu), e quem paga a conta não ganhou quase nenhuma melhora na prática, afinal a anova entrada da Alamoa foi considerada desnecessária e não usa a descida da Imigrantes.
No caso da OGX vai ser o mesmo, alguém que usa de forma secundária vai pagar a conta.

Abraços.

Dawran Numida disse...

Anônimo de 22 de maio, 2013 19:32.
Exatamene isso. Fizeram um certo alarde com os investimentos X e entrar em Santos continua um atraso de vida, literalmente.
O País precisa parar de viver de alardes.
Mas, estão falando sério, mesmo, em pensar em X como investimento? Só se for para justificar coisas difíceis de explicar.