sábado, 14 de maio de 2011

Descobertas do dia

A ignorância às vezes proporciona algumas epifanias:

1. Narayana Kocherlakota, presidente do Fed de Minneapolis, é um homem e;

2. Não tem cara de indiano (ainda que o sobrenome, me diz o Google, venha do sânscrito). Aqui tem mais sobre o cidadão, inclusive como pronunciar o nome.

O que importa, entretanto, é que Kocherlakota meteu-se a explicar a importância que o Fed tem atribuído ao comportamento dos preços de ativos (do WSJ):

“This recession and the relatively slow recovery we’ve gone through, a lot of it can be traced back to net worth,” Kocherlakota told reporters after a speech in New York Wednesday. “The fall in net worth is what drove us into recession” and “in those circumstances you can see why asset values, both for land and for stocks, are really going to be a central ingredient in the recovery process,” he said.
To ensure the recovery will take hold, it’s important for the Fed to help re-flate asset prices and given households and businesses a chance to rebuild and rebalance their respective financial positions, the official explained.
“In this kind of post financial crisis, post net worth driven recession, it makes sense to be thinking about asset value as a way to try to generate more stimulus than you do in a typical recession,” Kocherlakota said.


A idéia que quedas na riqueza levaram à recessão me parece, vamos dizer, vanguardista. Não há pelo menos uma inversão de casualidade aí? Outra observação derivada: preços de ativos costumam ser (ou costumavam, agora já não sei mais) a expectativa de um fundamento econômico (via fluxos de caixa ou animal spirits, para ficar em duas possíveis explicações). Na lógica de Kocherlakota (e, aparentemente, do resto do Fed) isso se inverteu. Na versão menos danosa, isso vai gerar material para milhares e milhares de páginas de teses marxistas sobre o fetiche da mercadoria nos nossos tempos. Sendo mais pessimista, está dado mais um sinal de que o sistema de preços de mercado vai seguir acumulando distorções. A triste e batida conclusão é que o capitalismo precisa ser salvo dos capitalistas.

P.S. Paul Krugman também tem problemas com Kocherlakota.

P.P.S. Isso é brilhante.

Update: este post originalmente é de quinta-feira (dia 12); fui consertar o tag e o Blogger republicou como se fosse novo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o capitalismo precisa é ser salvo dos intervencionistas...

Querem criar outra bolha pra salvar a economia da bolha anterior...

Drunkeynesian disse...

Você tem razão, os empreendedores e tomadores de risco de outrora são os que pedem por ajuda estatal hoje. De qualquer forma, eles são produtos (ou consequências indesejadas) de um sistema que, pelo menos em teoria, foi feito para incentivar livres mercados. É complicado.

Pablo Vilarnovo disse...

Drunk - Não sou economista. Apenas um orelhudo que lê muito. Essa resposta do Kocherlakota me parece muito mais uma justificativa da atuação do FED.

Sempre tive um pé atrás para as causas e soluções propostas para essa crise. Me parece que a recessão que deveria acontecer, nunca aparecerá por conta dos problemas políticos. Manter os ativos com preços altos não será a solução. Até porque os ativos estavam com os preços nas alturas artificialmente.
Cada dia que passa tenho mais a impressão que se tivessem deixado tudo desabar, as coisas hoje já estariam bem melhores do que estão agora.

Mas isso é apenas uma impressão de um orelhudo.

Drunkeynesian disse...

Sem dúvida é uma justificativa - o que chama a atenção é como parece ser pré-requisito para fazer parte do Fed deixar de lado qualquer traço de honestidade intelectual.

Eu tendo a concordar com a tese de que um um ajuste rápido e doloroso teria sido melhor para a economia, mas, de fato, isso não é politivamente viável, considerando o poder e a influência que o setor financeiro adquiriu nas últimas décadas. Escolheu-se tentar prolongar por muito tempo uma desalavancagem que poderia ser feita em um par de anos, numa tentativa de preservar o status quo.

Frank disse...

pô, essa do galactic empire times tá excelente !