segunda-feira, 21 de março de 2011

Leituras do começo do outono - Hathaways, Soros, Greenspan...

- A popularidade de Anne Hathaway ajuda o preço das ações da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett? Pense de novo (The Atlantic).

- A cara de pau de Alan Greenspan segue inabalável: para ele, o ativismo dos governos está impedindo uma recuperação econômica mais robusta (The Big Picture).

- George Soros sobre a Europa, apontando o dedo para Alemanha (Project Syndicate).

- Porque a bolha imobiliária não estoura no Canadá e na Austrália (FT).

- El PIBón: a Argentina cresceu 9.2% em 2010. Confiável ou não, não vai demorar para aparecer gente louvando o sucesso do crescimento pelo 'modelo argentino' (WSJ).

- Receita para reduzir dívida, sem calote: inflação + juros reais negativos (Reinhart e Sbrancia, NBER).

- O Aid Watch entrevistou Deidre McCloskey sobre seu novo livro, que diz que não é a economia, estúpido: o que explica o sucesso econômico do mundo moderno é uma mudança de atitude da sociedade na direção de mais dignidade e liberdade para a burguesia empreendedora (Aid Watch).

- A economia comportamental encontra o desenvolvimento (Boston Review).

- A qualidade da música pop piorou com a explosão dos downloads? Paper de Joel Waldfogel. Vale pelo menos pela colossal compilação de listas de best of que o autor fez para extrair os dados da pesquisa (NBER).

- O exame mais difícil do mundo (Paul Kedrosky).

- Vem aí mais uma coletânea 'definitiva' da história do jazz (NYT). Aceito doações para que eu possa fazer minha própria avaliação.

- Dez artigos bizarros da Wikipedia (ListVerse).

3 comentários:

Rogerio Ferreira disse...

Sugestões interessantes.

Danilo Balu disse...

mto bom!!

Frank disse...

li o artigo sobre música pop e efeito do napster.

meio fraquinho, o cara busca defender a tese de q qualidade méida da produção musical no universos "pop" não se alterou desde o surgimento do download grátis, em fins dos anos 90.

não sei se sou saudosista :), mas eu acho q piorou barbaridade, e não de fins dos 90 não...é de pelo menos fins dos 80.

começou um processo de decadência da música pop calcada em melodia / riffs interessantes, e ganha força a música falada, menos melódica, como RAP, hip hop, etc.

outra vertente meio "amelódica" é o "bate-estaca" monótono de um certo filão de dance-music moderna, q ganha força nos anos 90.

portanto, a qualidade da canção pop caiu sim !!! desde os anos 90.

agora, se tem a ver ou não com os desdobramentos do napster / internet barata, não sei.