terça-feira, 22 de março de 2011

A inflação brasileira, por especialistas

No vídeo, aprendemos que:

- A vontade desenfreada do brasileiro de se endividar e consumir é responsável pelo aumento na inflação (o porquê de países mais alavancados e que consomem mais não terem inflação é desconhecido);
- É possível combater a inflação boicotando produtos cujo preço sobe demais.



Da pesquisa do Datafolha, é interessante notar a fé do brasileiro na indexação: a maioria acha que a inflação vai seguir alta, sem que isso implique em queda no poder de compra.

3 comentários:

Danilo Balu disse...

Vc acha zero o efeito dessa tal "vontade desenfreada do brasileiro de se endividar e consumir" nos juros e inflação?

Drunkeynesian disse...

Se isso por si só causasse inflação, imagina o que seria dos EUA e da Europa. Se houver crédito disponível, a população toma em qualquer lugar do mundo, aqui não é diferente. O que acho que explica a resiliência da inflação por aqui é uma combinação de indexação + economia fechada (vários setores com poder de preço, por não contarem com concorrência externa) + peso grande de preços de alimentos nos índices.

Ticão disse...

Se souber perguntar para o DataFolha, se perguntar com jeitinho, vais escutar uma boa explicação do porque o desejo desenfreado de consumo do brasileiro consegue causar inflação perniciosa e o mesmo desejo desenfreado de qualquer outro cidadão do mundo, de qualquer outro pais, não causa inflação perniciosa, só inflação saudável.

O problema, eu acho, deve ser genético combinado com geográfico. É um problema de Latitude e não de Atitude.

Pra tudo existe uma explicação.