quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Top 10 músicas dos anos 00 (Som da Sexta especial)

Creio que nunca se ouviu tanta música no mundo como nos últimos dez anos. A revolução da internet e dos formatos digitais fez com que nunca fosse tão barato, democrático e prático ouvir música. Como em toda revolução que se preze, algumas vacas sagradas foram derrubadas: as gravadoras tremeram, os poucos artistas que ganhavam dinheiro com venda de discos tiveram que se conformar com a receita de shows, o formato álbum perdeu a importância e direitos autorais viraram um conceito bastante complicado de se definir e defender.

Os saudosistas reclamam e alegam uma suposta "banalização"; eu acho que isso faz parte da tendência humana de dar um peso desproporcional para o passado. A vida para quem gosta de música nunca foi tão divertida: com alguns cliques, você pode baixar o hit da semana, a nova melhor banda de todos os tempos, o disco clássico, o cover inusitado (Travis cantando Britney Spears? Lily Allen cantando Pretenders? Pode procurar que tem) ou a gravação que um dia foi rara. As escolhas nunca foram tão abundantes e acessíveis (liberdade de escolhas é sinônimo de desenvolvimento, diria o professor Amartya Sen). Difícil é saber escolher com o quê gastar o tempo.

Aqui me concentrei somente no rock / pop em Inglês, não conseguiria colocar no mesmo saco o jazz e a música brasileira que tanto admiro (talvez faça listas separadas para essas categorias). Em termos de qualidade, acho que a década não destoou muito das anteriores: algumas grandes bandas que conseguiram criar uma obra, muitos one hit wonders, alguns bons álbuns. Aí vai minha lista das melhores canções, em ordem alfabética para não ter o trabalho de ordenar preferências tão subjetivas.


Belle & Sebastian - If You Find Yourself Caught In Love (Dear Catastrophe Waitress, 2003)

A grande década do Belle & Sebastian foi a anterior, mas nos anos 00 eles lançaram Dear Catastrophe Waitress, um bom disco e bem melhor humorado do que os anteriores. Esta é uma canção pseudo-gospel, muito irônica e divertida.




Damien Rice - The Blower's Daughter (O, 2002)

Para sobreviver a uma quantidade gigantesca de execuções (puxada pelo sucesso do filme Closer), e, sobretudo, a uma versão em Português absolutamente pavorosa, a música tem que ser muito boa.




Duffy - Warwick Avenue (Rockferry, 2008)

Amy Winehouse e Lily Allen que me desculpem, mas Duffy é a grande cantora da década. O álbum Rockferry é impecável, o clima anos 1960 das canções é delicioso, e ouvir a voz meio Blossom Dearie, meio Aretha Franklin de Duffy me faz pensar no quanto foi tonto o cara que a dispensou e mereceu as canções amarguradas desse disco.




Fiona Apple - Extraordinary Machine (Extraordinary Machine, 2005)

Fiona Apple é outra cantora extraordinária, que já havia sido revelada na década anterior. Extraordinary Machine combina o vozeirão de Apple com piano e cordas; a combinação merece o lugar nesta lista.




Gnarls Barkley - Crazy (St. Elsewhere, 2006)

Nada no disco St. Elsewhere chega perto do soul moderno de Crazy. Mais uma para a lista de grandes canções com esse título (fazendo companhia a Seal, Patsy Cline e Aerosmith). E que outra banda já teve oportunidade de tocar com o Chewbacca como baterista (veja no vídeo)?




Norah Jones - The Story (My Blueberry Nights - Songs From the Motion Picture, 2008)

Essa é a tal música ultra-sexy que me ajudou a gostar tanto de Um Beijo Roubado (Norah Jones escreveu a música para o próprio papel -- quantas outras cantoras podem fazer isso?). Resista, se puder.




Paul McCartney - This Never Happened Before (Chaos and Creation in the Backyard, 2005)

Deveria ser covardia deixar Paul McCartney participar desse tipo de lista... Esta canção poderia muito bem estar entre as baladas de Revolver (Here, There and Everywhere e For No One).




Radiohead - House of Cards (In Rainbows, 2007)

Radiohead é a maior banda em atividade. Quem os viu no Brasil este ano comprovou que eles têm repertório para um show espetacular de duas horas, e ainda não perderam nada da relevância que atingiram com OK Computer (de 1997). E quando a maior banda em atividade coloca para download grátis o seu útimo disco, o sinal de que algo mudou na indústria musical é inequívoco.




Ray LaMontagne - You Are the Best Thing (Gossip in the Grain, 2008)

Poderia ser um soul dos anos 1960 cantado por um negro de Detroit. É um soul dos anos 2000 cantado por um branquelo do Maine.


Rufus Wainwright - One Man Guy (Poses, 2001)

Nick Hornby, além de livros divertidíssimos, oferece a seus leitores dicas musicais como esta (que faz parte do 31 Songs). Obrigado, Nick.

Esta versão não é das melhores, mas foi o que achei no YouTube.



P.S. A lista do Ronalt está aqui.

P.P.S. A The Economist publicou há umas duas semanas um texto bem interessante sobre o que tem acontecido com o entretenimento.

5 comentários:

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

Pensei numa coisa agora...
...a quantidade de "loirinhas cantoras com 'voz de negra'" parece que vem aumentando ultimamente. Aí pensei, existe alguma caracteristica física da etnia negra que realmente dá uma voz diferente?
Ou é só questão cultural? Antes nenhum branco escutava, muito menos imitava quando pequeno e aprendia a cantar ouvindo grandes cantoras negras. Então, quem cantava no "estilo negra" eram só negras, e daí interpretou-se com "voz de negra". Mas agora, todo mundo escuta, uma nova cantora com "voz de negra" poderia ser de qualquer cor não?

Balu, se estiver lendo isso, vai pesquisar se a genética explica a "voz negra" ou é puramente cultural. haha

Danilo Balu disse...

hahahahaha
Estou lendo, sim! Não pesquisei, mas desconfio que seja genético mesmo. Mas vou ver se acho algo nessa linha.

Abrax

Drunkeynesian disse...

Hahahahaha... uma coisa é fato, virou moda. Não sei com quem começou, mas a Amy Winehouse entrou tanto nessa onda que toda a banda dela é emprestada de uma cantora negra (a Sharon Jones).

Para canto lírico eu sei que faz diferença o tamanho da caixa torácica (não é a toa que estamos acostumados a ver tenores gordões). Para o pop, que depende menos da altura da voz, acho que a questão vira cultural, mesmo.

The Husband disse...

A Melissa perguntou se vc so escolheu musicas em ingles ....
Precisa fazer um top 10 de musicas brasileiras do anos 00's!

Drunkeynesian disse...

Preciso pensar nas brasileiras... vou ver se faço isso esta semana.