quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OGX, *2008 †2013



Foi o maior IPO da história da Bovespa, foi o arquétipo do capitalismo de compadrio petista, foi um dos mais espetaculares e rápidos fracassos da história das companhias. Vá em paz, OGX, o Brasil fica melhor sem você (e o país que deixou uma companhia dessas quebrar certamente é melhor do que o contrafactual que a salvaria e seria bem plausível num passado não muito distante).

No mais, tudo o que eu tinha pra dizer sobre o Eike e suas empresas está aqui (Ai-que), aqui (As consequências econômicas do sr. Batista) e aqui (Frases do Dia - Eike Batista x Hugh Hendry). No fim das contas, tenho que dar o braço a torcer para os analistas que miraram na última perna da derrocada, mas sustento o racional deste post. O resto vocês vão cansar de ler na mídia nos próximos dias, e com sorte algum bom meio vai desenrolar o novelo que vai da massa falida da OGX até o governo federal. Torçamos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nosso país foi roubado. E pra onde será que foi esse dinheiro? E pra qual campanha será que ele vai voltar?

Don't yellen at me disse...

DK e sua compra a 0,80...

Eu diria que:

"Ocorre que talvez tenha chegado o ponto em que toda's as notícias ruins conhecidas já estão incorporadas às ações do "Grupo X", e que os preços já caíram tanto que ficaram atrativos para novos investidores, mais realistas e com mais margem de segurança."

Caveat Emptor...

Anônimo disse...

Bota margem de segurança nisso!

Anônimo disse...

Um assunto para próximas colunas é o bail out do Santander pela Caixa. Fica de olho nas notícias sobre a OGX.

Álvaro disse...

E eu torço para que alguém desenrole o novelo entre a OGX e agências de classificação de risco, bancos que recomendavam suas ações na IPO, grupos de comunicação que estamparam as capas de suas revistas com fotos do "empreendedor do século XXI", etc.

Não dá pra jogar essa conta apenas no colo do governo.